Geral

Colatina já tem duas mortes decorrentes de febre amarela este ano, diz Sesa

Até a última segunda-feira, cinco casos confirmados da doença foram registrados no município, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Somente ibatiba registrou mais óbitos

No Espírito Santo já foram confirmados 39 casos de febre amarela, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Foto: Divulgação

Colatina é um dos seis municípios do Espírito Santo que registraram mortes ocasionadas por febre amarela este ano. De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município já teve duas mortes em decorrência da doença em 2017. Até a última segunda-feira (20), cinco casos confirmados de febre amarela foram registrados em Colatina.

Ibatiba, com três óbitos, é a cidade capixaba com o maior número de pessoas mortas vítimas da doença. A febre amarela também foi a causa de duas mortes em Itarana, uma em Irupi, uma em Pancas e uma em Santa Maria de Jetibá.

A Sesa informou também que, até a última segunda-feira (20), recebeu 178 notificações de suspeita de febre amarela, sendo que 18 foram descartadas. Do total de 160 casos, 39 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que dez casos evoluíram para óbito e 29 pacientes receberam alta hospitalar.

Além dos cinco casos confirmados em Colatina, outros municípios do Espírito Santo com registro da doença foram Ibatiba (13), Itarana (03), Baixo Guandu (03), Brejetuba (02), Itaguaçu (02), Conceição do Castelo (02), Pancas (02), Laranja da Terra (02), São Roque do Canaã (01), Afonso Cláudio (01), Irupi (01) e Castelo (01).

Os outros 121 casos em investigação também possuem quadro indicativo para leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.

Pontos moeda