Geral

Com estudo sobre lama no Rio Doce, professor do ES é finalista em prêmio internacional de educação

O capixaba liderou um projeto social chamado "Jovens Cientistas: Projetando um Futuro Novo". Uma das atividades era fazer uma pesquisa da lama do Rio Doce

Ele atua em uma escola pública de Boa Esperança Foto: Divulgação

O professor de ciências Wemerson da Silva Nogueira está entre os dez finalistas do prêmio internacional de educação Global Teacher Prize. Ele, que atua em uma escola pública de Boa Esperança, liderou um projeto social chamado "Jovens Cientistas: Projetando um Futuro Novo". Uma das atividades deste projeto foi estudar a tabela periódica pesquisando a lama que poluiu as águas do Rio Doce.

De acordo com a organização do Global Teacher Prize, o capixaba começou sua carreira em uma região com a taxa de criminalidade muito alta. Muitos de seus alunos estavam envolvidos no crime e a escola teve um número de desistência de 50%.

As atividades do projeto "Jovens Cientistas" permitiram que a instituição resgatasse 90% dos estudantes do mundo das drogas e do crime. Hoje, a escola onde Wemerson atua é considerada a melhor da cidade.

Segundo a organização, se o professor ganhar o prêmio, ele usará o dinheiro para criar uma fundação para apoiar a formação de jovens professores. O capixaba disputa com outros nove professores de diferentes nacionalidades. Os concorrentes são do Paquistão, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Jamaica, Canadá, Austrália, Quênia e China. 

O prêmio 

O Global Teacher Prize é um prêmio de US$ 1 milhão concedido a um professor que tenha feito uma contribuição extraordinária para a profissão. De acordo com a organização, a Varkey Foundation criou o prêmio em 2014, com o intuito de elevar o status da profissão do educador. 

“Buscamos celebrar os melhores professores, aqueles que inspiram seus alunos e a comunidade ao seu redor. A Fundação acredita que uma educação vibrante desperta e dá suporte a todo o potencial dos jovens. O status dos professores em nossas culturas é fundamental para nosso futuro global”, informaram em seu site.

Ele é considerado o ‘Prêmio Nobel’ da educação e é patrocinado pelo Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai.

O prêmio destaca a importância da profissão de educador e simboliza o fato de que professores em todo o mundo merecem ser reconhecidos e celebrados. O ano inaugural do Global Teacher Prize teve mais de 5.000 indicações e inscrições vindas de 127 países, o que gerou um imenso interesse da mídia mundial.

Pontos moeda