Geral

Febre amarela: vacinação é suspensa em Cariacica e doses são roubadas em Santa Leopoldina

A Polícia Civil não informou a quantidade levada, mas mesmo assim, o posto de saúde funcionou normalmente. A polícia está investigando o caso

 A vacinação serve para imunizar as pessoas  Foto: EBC

Mais um caso de furto de vacinas contra a febre amarela foi registrado no Espírito Santo. Funcionários de um posto de saúde de Santa Leopoldina chegaram para trabalhar na última terça-feira (31) e não encontraram os frascos. 

A Polícia Civil não informou a quantidade levada, mas mesmo assim, o posto de saúde funcionou normalmente. A polícia está investigando o caso.

A prefeitura do  município informou através de nota que não se pronuncia sobre a quantidade de doses furtada e afirmou que por meio da Secretaria Municipal de Saúde registrou um Boletim de Ocorrência, na manhã de terça-feira (31). Contudo, a vacinação segue normalmente conforme o cronograma pré-estabelecido. A Prefeitura acompanha o caso e tem colaborado com a investigação da Polícia.

Outros casos

Essa não é a primeira vez que alguém furta doses da vacina contra febre amarela no Estado. Mãe e filha foram detidas suspeitas de furtar vacinas do posto de saúde de Porto de Santana, em Cariacica.

A sala de vacinação de um posto de saúde da Barra do Jucu, em Vila Velha, também foi invadida durante a madrugada do dia 27. Os responsáveis pela unidade acreditam que a intenção dos criminosos era furtar vacinas contra a febre amarela, mas não havia ampolas do agente imunizador no local.

A vacinação em Cariacica deverá ser retomada na quinta-feira (2) Foto: TV Vitória

Vacinação contra febre amarela é suspensa em Cariacica

Já a Secretaria Estadual de Saúde junto com a Secretaria Municipal de Cariacica decidiu suspender a vacinação no município para traçar uma nova estratégia. Nesta quarta-feira (1) acontece uma reunião na qual serão debatidas as ações que vão acontecer ao longo da semana. 

A vacinação no município de Cariacica acontece em seis unidades de saúde. Não posto de Alto Lage é preciso agendar atendimento, mas nesta quarta-feira, segundo a prefeitura, não terá vacinação. O serviço deverá ser retomado na quinta-feira (2). 

Em Viana

No município de Viana foi feita uma triagem. É preciso que os moradores levem CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Na unidade do bairro Universal as senhas acabaram cedo nesta quarta-feira (1). O atendimento deverá ser retomado na manhã da próxima quinta-feira (2) a partir das 8 horas. 

Pontos moeda