Geral

Incidência de dengue em Linhares cai pela quarta semana consecutiva

Somadas as últimas quatro semanas, a taxa ficou em 28,2, deixando Linhares como um dos municípios capixabas com incidência baixa da doença

Linhares é um dos municípios capixabas com incidência baixa de dengue Foto: Divulgação

A incidência de dengue em Linhares, no Norte do Estado, caiu pela quarta semana consecutiva, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Na última semana, a incidência da doença no município ficou em 2,4 casos por 100 mil habitantes. Somadas as últimas quatro semanas, a taxa ficou em 28,2, deixando Linhares como um dos municípios capixabas com incidência baixa de dengue.

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. 

O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é, portanto, um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.

Segundo a Sesa, foram notificados 2.516 casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro no Espírito Santo. Destes, 48 são casos graves e cinco são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 63,32.

Incidência de dengue em Linhares nas últimas quatro semanas:

Semana 1- 10,8
Semana 2- 9,0
Semana 3- 6,0 
Semana 4- 2,4
Total - 28,2

Pontos moeda