Geral

Procon de Linhares alerta sobre cuidados na compra de serviços e produtos no carnaval

A primeira orientação do órgão ao consumidor é, em qualquer compra, solicitar a nota fiscal, com a descrição do item adquirido, valor e data

Consumidor deve ficar atento a alguns detalhes antes de adquirir um produto ou serviço durante o carnaval Foto: ​Divulgação

É tempo de folia e o Procon de Linhares orienta o consumidor a ficar atento aos cuidados que devem ser adotados na hora da compra de serviços e produtos durante os dias de carnaval. A primeira orientação do órgão ao consumidor é, em qualquer compra, solicitar a nota fiscal, com a descrição do item adquirido, valor e data. 

Nos bailes de carnaval é comum o uso intenso de brinquedos com spray com espumas artificiais, spray colorido para o cabelo e buzinas em spray com cornetas. Todos estes brinquedos podem causar riscos à saúde e à segurança, caso não sejam utilizados da forma correta.

É de extrema importância que o consumidor, antes de adquirir qualquer um destes produtos, verifique a procedência, a data de validade e se o produto possui o selo do Inmetro, que atesta a sua segurança.

De acordo com Geraldo Benedito Roza, do Procon de Linhares, os artigos comercializados por ambulantes, em sua maioria, possuem origem duvidosa. "Embora apresentem preços menores, esses produtos podem colocar em risco a segurança do folião", destaca. 

Em caso de problemas com o produto, ou mesmo acidente de consumo, a falta da nota fiscal e até a impossibilidade de identificação do revendedor dificultam a reparação de eventuais danos. Outro alerta importante é quanto às embalagens de artigos importados, que devem trazer textos traduzidos em português para facilitar a leitura e entendimento do consumidor.

Alimentação e Bebida 

Alimentação também é outro quesito importante. O consumidor deve observar o ambiente e se ele atende o que determina a legislação vigente do país no que se refere a qualidade e conservação dos alimentos.

Quem gosta de ingerir bebida alcoólica deve ficar atento também com as comandas entregues em bares e boates. Na comanda, que funciona como uma espécie de cartão de crédito - a medida em que a pessoa realiza os pedidos, os valores dos produtos consumidos vão sendo lançado no cartão e o pagamento é efetuado apenas no final - pode constar itens que a pessoa não consumiu. Por isso é importante prestar atenção para não pagar o que não deve.

Aluguel, Viagens Aéreas e Rodoviárias

Quem vai alugar uma casa ou apartamento precisa vistoriar o local, de preferência com a presença do proprietário ou representante legal, e relacionar por escrito as condições gerais do imóvel. Para quem for viajar de avião, em casos de atrasos ou cancelamentos, o consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia aérea.

"De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso à internet e telefonemas", destaca Geraldo. 

Se a opção for viajar de ônibus, a desistência da viagem deve ser comunicada com até três horas antes do embarque. "O reembolso será em dinheiro ou crédito, conforme escolha do consumidor", ressalta.

Se o passageiro não comparecer nem fizer declaração de desistência, perde-se o direito ao reembolso, mas fica mantida a validade do bilhete para remarcação ou transferência em até um ano, contato a partir da primeira emissão. "Guardo o comprovante emitido pela companhia aérea ou empresa de ônibus. Excesso de bagagem pode ser cobrado", informou Geraldo. 

Ainda segundo ele, é preciso ver com antecedência o limite de peso ou volume determinado pelas empresas além de levar documentos e objetos de valor na bagagem de mão.

Em caso de dúvida, o consumidor deve buscar orientações nos órgãos de defesa do consumidor e aproveitar a folia sem preocupações ou contratempos. Em Linhares, o Procon funciona na antiga sede da Câmara Municipal de Linhares, no centro, próximo ao Mercado Municipal. O telefone de informações é o 3372 2129. 

Pontos moeda