Geral

Projeto Tamar seleciona voluntários para atuar em Vitória, Linhares e São Mateus

Os voluntários atuarão em ações de educação ambiental, pesquisa e monitoramento nas áreas de desovas de tartarugas marinhas. Selecionados atuarão por um ano

Voluntários atuarão em ações de educação ambiental, pesquisa e monitoramento nas áreas de desovas de tartarugas marinhas Foto: Divulgação

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e Biodiversidade Marinha do Leste (CENTRO TAMAR/ICMBio) abriu processo para selecionar cinco voluntários para atuar na sede, em Vitória, e nas bases localizadas em Guriri, São Mateus, e em Regência, Linhares. Uma vaga é para a área administrativa, em Vitória, e as outras quatro são para pesquisa e monitoramento em Guriri (duas vagas) e em Regência (duas vagas).

O trâmite faz parte da adesão que o Centro Tamar/ICMBio fez recentemente ao Programa Voluntariado, que permite que UCs e Centros de Pesquisa do ICMBio recebam voluntários para auxiliar na gestão ambiental. Entre os objetivos do programa está promover a participação da sociedade na gestão, no manejo e na conservação da biodiversidade.

Os voluntários selecionados atuarão por um ano e cumprirão carga horária de 15 horas semanais – 3 horas por dia. Os interessados devem possuir carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação; ser maior de 18 anos; ter formação, experiência ou estar cursando cursos técnicos e de graduação nas áreas de administração e áreas afins, biologia, oceanografia, veterinária, engenharia ambiental, educação ambiental, turismo e comunicação, bem como em demais cursos técnicos ou graduações relacionadas direta ou indiretamente à área ambiental.

Os candidatos devem encaminhar sua ficha de inscrição preenchida, e que se encontra disponível em http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario, para o e-mail [email protected]. O assunto deverá ser "Voluntário para a vaga de Vitória", "Voluntário para a vaga de Linhares" ou "Voluntário para a vaga de São Mateus".

A seleção será feita com base na análise da ficha de inscrição e em entrevista. A entrevista aos candidatos à vaga de administrativo acontecerá na sede do TAMAR/ICMBio, em Vitória. A entrevista aos candidatos à vaga de pesquisa e monitoramento acontecerá nas bases do TAMAR/ICMBio em São Mateus e Linhares.

Entre as atividades a serem desempenhadas pelos voluntários selecionados estarão auxiliar nas ações de educação ambiental, na interface com o público, na pesquisa e monitoramento nas áreas de desovas de tartarugas marinhas, ninhos, bem como auxílio nas ações de organização da base e sistematização de dados.

Entre outras ações estão o apoio em eventos, palestras em escolas e outras ações dentro do município de atuação da base do Tamar; apoio ao serviço administrativo/escritório da base e apoio às atividades relacionadas ao monitoramento dos ninhos de tartarugas na praia.

Quem conseguir a vaga administrativa em Vitória auxiliará nas ações de organização documental, escaneamento e sistematização processual, além de possível auxílio na geração de informações, como textos relacionados às tartarugas marinhas, e que venham balizar as análises de impacto e de licenciamento ambiental nas áreas de ocorrência dessas espécies.

Os voluntários participarão de capacitação que será promovida no primeiro dia de trabalho, receberão uniforme para identificação (colete e crachá para uso durante o trabalho) e, ao final do ano, certificado contendo a área temática de atuação, o período e a carga horária das atividades desenvolvidas no Centro TAMAR/ICMBio.

Considera-se serviço voluntário no âmbito do ICMBio a atividade não remunerada prestada por pessoa física. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, nem poderá substituir cargo ou função prevista no quadro funcional do ICMBio.

Pontos moeda