Geral

Cachoeiro 150 anos: terra de grandes nomes e de todos os cachoeirenses!

O município, conhecido nacionalmente, como a cidade natal de Roberto Carlos cresceu economicamente e culturalmente nos últimos anos, mas preserva antigas tradições

Conhecido como a Capital Secreta, o município de Cachoeiro de Itapemirim comemora neste sábado (25), 150 anos de emancipação política Foto: ​Reprodução

Neste sábado (25), Cachoeiro de Itapemirim completa 150 anos de emancipação política. Berço de tantos e queridos artistas, como: o Rei Roberto Carlos, Anderson Freire, Rubem Braga, Newton Braga, Sérgio Sampaio, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Darlene da Glória, a cidade respira sua a história e a cultura.

Cachoeiro é a terra de um povo bairrista e festeiro. Em suas crônicas, o escritor Rubem Braga tentava explicar esse sentimento, que só o cachoeirense consegue sentir: “É possível que gente de outras terras ache exagero no culto que nós cachoeirenses temos pela nossa terra. Ela não será melhor que as outras. Nem é para ser, nem para fingir que é”. Em outra, ele ressalta o bairrismo existente na cidade. “Só a uma pequena e seleta minoria de brasileiros foi permitido esse privilégio de nascer em Cachoeiro”.

Há muitos anos, a cidade deixou de ser ‘O Pequeno Cachoeiro’, conhecido da composição de Raul Sampaio, gravada por Roberto Carlos e que hoje, é o hino oficial da cidade, para ser tornar a grande Cachoeiro de Itapemirim. O município foi o 10º do país e o primeiro do Estado a ter luz elétrica, com uma usina instalada na Ilha da Luz. 

Hoje, com mais de 210 mil habitantes, Cachoeiro se tornou o pólo de desenvolvimento econômico para o sul do Estado do Espírito Santo, sendo o responsável pelo abastecimento de 80% do mercado brasileiro de mármore, e ganhou até o título de ‘capital do mármore e granito’. O setor de rochas ornamentais é o ramo de maior desenvoltura na economia e o maior gerador de empregos para a população do município.

Além da economia, a cultura se mantém forte em Cachoeiro com eventos que fazem parte do calendário da cidade, como: Semana do Rei, Bienal Rubem Braga, Feira da Bondade, Baile de Gala e a Festa de Cachoeiro, realizada no dia 29 de junho, dia do padroeiro São Pedro.

Eventos movimentam a economia e o turismo 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) é a responsável por incentivar o crescimento da economia em Cachoeiro. Ela busca gerar condições para que a iniciativa privada local cresça e para que novos postos de trabalho sejam criados, aumentando a renda e a qualidade de vida dos moradores da região sul.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Macedo ressalta a importância dos eventos para a economia da cidade Foto: ​Alissandra Mendes

Entre as áreas mais estratégicas nas quais a Semdec atua está a de Turismo. A proposta é fortalecer o município como uma opção interessante, principalmente para quem quer fazer negócios. Por isso, a Secretaria também é responsável por eventos, como: a Feira Internacional do Mármore e Granito, Feira do Comércio, Semana do Rei, entre outros, que fomentam o turismo na cidade, resultado na movimentação da economia local.

Segundo o secretário Felipe Macedo, todo o trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura. “Elaborar eventos que tragam turistas para a cidade é importante para a economia local. Em abril, vamos realizar o Giro Gastronômico na Semana do Rei, que comemora o aniversário de Roberto Carlos, e para atrair ainda mais participantes, nessa edição teremos uma novidade: vamos sortear uma viagem para quem visitar os restaurantes participantes. Isso é uma forma de atrair os consumidores e animar os restaurantes”, explica.

Além disso, outra novidade na Semana do Rei, será o projeto piloto de uma Van da prefeitura, que levará os turistas para os pontos turísticos da cidade. “Em parceria com a Cultura, vamos treinar monitores, que possam contar histórias dos pontos turísticos. Van funcionará com agendamento prévio, e estamos estudando fazer o piloto já na Semana do Rei”, continua Macedo.

Ainda para este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, planeja a realização do Festival de Cerveja Artesanais e Food Trucks. “Teremos a Feira do Comércio em julho, a Feira do Mármore em agosto, e pretendemos, para talvez o mês de outubro o Festival de Cervejas Artesanais e Food Trucks. Além desses eventos, estamos mapeado as agroindústrias do municípios e iremos fomentá-la, através de treinamento e parceria com a Secretaria de Agricultura. A cidade tem um grande potencial de agronegócio. Hoje, são mais de 30 agroindústrias”, completa o secretário.

Pontos moeda