Canadense leva prêmio internacional de educação em disputa com professor capixaba

O Global Teacher Prize é um prêmio de US$ 1 milhão concedido a um professor que tenha feito uma contribuição extraordinária para a profissão

 Versão para impressão  
Wemerson da Silva Nogueira estava entre os dez finalistas do prêmio
Foto: Reprodução Facebook

A canadense Maggie MacDonnell ganhou o prêmio Global Teacher Prize de Sunny Varkey 2017 da Fundação Varkey. O professor de ciências Wemerson da Silva Nogueira estava entre os dez finalistas. Ele, que atua em uma escola pública de Boa Esperança, interior do Espírito Santo, liderou um projeto social chamado "Jovens Cientistas: Projetando um Futuro Novo". Uma das atividades deste projeto foi estudar a tabela periódica pesquisando a lama que poluiu as águas do Rio Doce. 

De acordo com a organização do Global Teacher Prize, o capixaba começou sua carreira em uma região com a taxa de criminalidade muito alta. Muitos de seus alunos estavam envolvidos no crime e a escola teve um número de desistência de 50%. As atividades do projeto "Jovens Cientistas" permitiram que a instituição resgatasse 90% dos estudantes do mundo das drogas e do crime. Hoje, a escola onde Wemerson atua é considerada a melhor da cidade.

Perfil da ganhadora

Maggie MacDonnell cresceu em Nova Scotia e depois de completar o Bacharelado, realizou trabalho voluntário durante cinco anos na África Subsaariana, em grande parte no campo da prevenção do HIV / AIDS. Depois de concluir seu mestrado, ela descobriu que seu país estava começando a despertar para as décadas de abuso que os povos indígenas canadenses viveram, incluindo agressões ao meio ambiente e enorme desigualdade econômica e social.

Maggie MacDonnell conquistou o prêmio neste domingo
Foto: Divulgação

Ela procurou oportunidades para ensinar comunidades indígenas no Canadá, e nos últimos seis anos tem sido professora em uma vila chamada Salluit. Este é o lar da segunda comunidade Inuit mais setentrional em Quebec, com uma população de pouco mais de 1.300 - não pode ser alcançado por estrada, apenas por via aérea. No inverno as temperaturas são menos 25C. Houve seis suicídios em 2015, todos afetando jovens do sexo masculino entre as idades de 18 e 25.

O prêmio 

O Global Teacher Prize é um prêmio de US$ 1 milhão concedido a um professor que tenha feito uma contribuição extraordinária para a profissão. De acordo com a organização, a Varkey Foundation criou o prêmio em 2014, com o intuito de elevar o status da profissão do educador. 

“Buscamos celebrar os melhores professores, aqueles que inspiram seus alunos e a comunidade ao seu redor. A Fundação acredita que uma educação vibrante desperta e dá suporte a todo o potencial dos jovens. O status dos professores em nossas culturas é fundamental para nosso futuro global”, informaram em seu site.

Ele é considerado o ‘Prêmio Nobel’ da educação e é patrocinado pelo Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai.

O prêmio destaca a importância da profissão de educador e simboliza o fato de que professores em todo o mundo merecem ser reconhecidos e celebrados. O ano inaugural do Global Teacher Prize teve mais de 5.000 indicações e inscrições vindas de 127 países, o que gerou um imenso interesse da mídia mundial.

TAGs

  • brasil
  • es
  • espirito santo
  • global teacher prize
  • professor
  • wemerson
 Versão para impressão  

MAIS LIDAS

Jornal Folha Vitória
Todos os direitos reservados © 2007-2016