Geral

Capixabas formam fila gigantesca para conseguir vacinação contra febre amarela em Vitória

Mais dois postos de vacinação serão colocados à disposição dos moradores nesta 4ª: um na Igreja Batista de Jardim da Penha, e outro no Hospital da Polícia Militar, em Vitória

Uma fila enorme se fornou na calçada do Álvares Cabral Foto: TV Vitória

Uma fila enorme tomou conta da calçada em a Arena Vitória (Álvares Cabral), na manhã desta quarta-feira (2), em Vitória. Os capixabas foram até o local para conseguir vacinação contra a febre amarela. 

De acordo com a prefeitura, mais dois postos serão colocados à disposição dos moradores nesta quarta-feira (01): a Igreja Batista de Jardim da Penha, na avenida Saturnino Rangel Mauro, e Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, em Vitória.

A vacinação também terá continuidade em três postos volantes: nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Moraes, em São Pedro, e Elzira Vivacqua, em Jardim Camburi, e na Arena Vitória (Álvares Cabral), em Bento Ferreira.

O município ainda investiga a primeira morte de um morador por suspeita da doença.

Serão 4,5 mil senhas no Álvares; 3,5 mil na Igreja Batista de Jardim da Penha; 2,5 mil na Emef Maria José Costa Moraes; 2,5 mil na Emef Elzira Vivácqua; e outras 500 no HPM. Elas começarão a ser distribuídas às 8 horas.

Somente na ação preventiva de sábado (25) e segunda (27), 16,5 mil pessoas foram vacinadas. Antes disso, 50 mil pessoas foram vacinadas em Vitória contra a febre amarela, e há doses suficientes para todos os moradores. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende completar a vacinação de todos os moradores até o próximo dia 10. O agendamento on-line continua como ação complementar ao controle da febre amarela.

“A partir de quinta, as unidades de saúde seguem a rotina de vacinação contra a febre amarela” ,disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Fumacê

Além da vacinação, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) continuará a ação de combate e bloqueio focal do vetor e a intensificação da aplicação espacial de inseticida. Dois carros fumacê vão começar a circular ainda nesta terça (28) à noite em vias de Jardim da Penha. 

Vacinação

Para vacinar, as pessoas devem levar os seguintes documentos:

- comprovante de residência de Vitória;
- Identidade ou CPF;
- cartão de vacina (indispensável para crianças);
- laudo médico (para as pessoas acima de 60 anos que não comprovem a primeira dose da vacina).

Pontos moeda