Geral

Colatina terá programação especial para o Dia Internacional da Mulher. Confira!

As atividades serão realizadas no próximo dia 08, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Os eventos serão realizados nos CRAS e CREAS

Os eventos serão realizados nos CRAS e CREAS da cidade Foto: Divulgação/Prefeitura

Para marcar a data que representa a luta das mulheres por seus direitos civis na sociedade, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e os Centros de Referência Espacializado de Assistência Social (CREAS) de Colatina realizarão atividades temáticas junto aos usuários atendidos por estes órgãos públicos, no dia 08 de Março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Confira a programação:

- 06 de março, às 9h, o CRAS Ayrton Senna realizará uma atividade sobre saúde da mulher em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS), do Ayrton Senna e uma homenagem às mulheres. 07 de março, às 9hs, o CRAS Vila Real realizará atividade com os serviços do SENAC.

- 08 de março, às 8h, o CRAS Colúmbia realizará palestras para as mulheres do território e, no dia 10 de março, atividade de convivência com as usuárias; 09 de março, às 9h, o CRAS Operário/Bela Vista realizará seu evento com as mulheres do território.

- 09 de março, às 13h, o CRAS Arlete Tardin Giuberti (localizado no bairro São Miguel) realizará uma atividade cultural, seguida de um debate/roda de conversa sobre empoderamento feminino.

- 09, 14, 15 e 23 de Março, o CREAS Sul discutirá a temática com os adolescentes acompanhados pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), e suas respectivas famílias.

- 15 de Março, às 8h, o CREAS Norte realizará um dia de beleza em parceria dos serviços do SENAC. 15 de Março, às 18h, o CRAS Brunório Serafini (localizado no bairro São Vicente) realizará um evento com a modista Cris Rezende de Holanda, com muita arte e customização de roupas para as mulheres.

- 23 de Março, às 14h, o CREAS Sul vai discutir a temática do dia internacional da mulher no grupo de mulheres que ocorre mensalmente no serviço. 

- 14 e 15, 21 e 22 Segundo a Assistente Social Juniele Silva, profissional do CRAS Colúmbia e militante feminista, “é de extrema relevância lembrarmos nessa data, que mesmo sendo maioria populacional e ocupando diversos espaços de trabalho, universidades e conquistando o direito ao voto, as mulheres ainda sofrem as opressões advindas do machismo e patriarcado, que objetifica seus corpos. No mercado de trabalho recebem salários menores e por vezes são discriminadas e condicionadas a uma jornada dupla, já que são responsáveis também pelas tarefas domésticas.Além disso, são as que mais sofrem violências domésticas e, por isso, devem ser consideradas pelas políticas públicas como minoria”. 

A realização das atividades do dia internacional da mulher, nos CRAS, faz parte do processo de execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), como estratégia de fortalecimento das usuárias atendidas por estes Centros de Referência.

Pontos moeda