Geral

Conselho flagra prática ilegal de educação física em São Mateus

Ao todo, foram fiscalizados 26 estabelecimentos entre os dias 8 e 10 de março. Os casos, caracterizados pela inexistência do registro profissional, serão encaminhados ao MP

No momento do flagrante, dois estudantes supervisionavam alunos no salão de musculação e um leigo, com encaminhamento à delegacia, na ginástica Foto: Divulgação

Três exercícios ilegais da profissão de educador físico foram flagrados durante uma operação montada pelo Ministério Público e o Conselho Regional de Educação Física do Espírito Santo (CREF1), no município de São Mateus. Ao todo, foram fiscalizados 26 estabelecimentos entre os dias 8 e 10 de março.

No momento do flagrante, dois estudantes supervisionavam alunos no salão de musculação e um leigo na área de ginástica.

Os casos, caracterizados pela inexistência do registro profissional, serão encaminhados ao MP, que julgará e imputará as medidas necessárias na esfera penal.

Segundo o CREF1, além destas ilegalidades, também foram comprovados e serão convocados a prestar esclarecimentos no Departamento Jurídico do Conselho: sete estabelecimentos sem registro de Pessoa Jurídica, oito locais sem responsável técnico nomeado no Conselho, dois profissionais atuando fora da área de habilitação e uma empresa em funcionamento sem a presença de um profissional de Educação Física.

A solicitação do Ministério Público para fiscalização surgiu após o recebimento de notícia-crime enviada pelo próprio CREF1 ES, que noticiou a prática ilegal da profissão em uma academia de São Mateus. A supervisora do CREF1 no Espírito Santo, Suellen Torres reiterou a magnitude da operação para um trabalho integrado no município.

“A operação é de suma importância para o início de um trabalho conjunto no município, visando regularizar os estabelecimentos e profissionais, bem como ampliar a ação de combate ao exercício ilegal da profissão”, afirmou Suellen.

Pontos moeda