Geral

Construção de barragem no rio Cricaré deve melhorar abastecimento de água em São Mateus

O projeto será executado pelo Governo do Estado, por meio da Seag, que já se posicionou positivamente para disponibilizar recurso para construção da barragem

A barragem ficará no local denominado "Apertado", na fazenda Scardini, próximo à comunidade de Luzilândia, em Nova Venécia Foto: Divulgação/Prefeitura

A construção de uma barragem no rio Cricaré, em Nova Venécia, deve minimizar impactos causados pela falta de água e melhorar o abastecimento nos municípios de São Mateus e Vila Pavão.

A Prefeitura de Nova Venécia está realizando estudos de viabilidade técnica para a construção da barragem, que fica no local denominado "Apertado", na fazenda Scardini, próximo à comunidade de Luzilândia, em Nova Venécia. 

O projeto será executado pelo Governo do Estado, por meio da Seag (Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca), que já se posicionou positivamente para disponibilizar recurso para construção da barragem. Em contrapartida, o município fica com a responsabilidade de elaborar o projeto.

Na última quarta-feira (8), o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), recebeu em seu gabinete o gerente do Sicoob de Nova Venécia, Giovani Venturim, para tratar sobre uma possível parceria entre banco e município. Segundo Giovani, o Sicoob, inclusive já com a aprovação do Conselho Administrativo e com o aval do diretor-presidente do Sicoob Norte, Bento Venturim, já sinalizou positivamente para custear a elaboração do projeto, com valor ainda a ser definido.

A medida tem por objetivo fomentar o desenvolvimento econômico do município e região. "Estamos empenhados em apoiar projetos que estejam voltados para o bem comum da sociedade. Uma barragem como esta vai beneficiar diretamente a população que está nesse entorno e até comunidades mais distantes. É isso que queremos; desenvolvimento", disse o gerente.

A construção da barragem no rio Cricaré irá minimizar o impacto causado pela falta de água, principal fator que afeta os produtores rurais de Nova Venécia e região na atualidade. Além disso, a ação visa melhorar o abastecimento em municípios vizinhos como Vila Pavão e São Mateus. 

"Nosso município está empenhado a melhorar a questão hídrica para nossos produtores, pois estamos vivendo grandes períodos de seca e isso afeta a produção rural, o que impacta diretamente em nossa economia. Precisamos realizar ações para amenizar os efeitos da estiagem com urgência", disse o prefeito Barrigueira.

Parceria com o Governo

Uma das propostas que estão sendo aplicadas pelo governador Paulo Hartung é o programa de construção de barragens em todo o estado. O secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, tem trabalhado no intuito de buscar parcerias com os municípios para liberar recursos para construção de barragens e Nova Venécia é uma das primeiras a serem contempladas.

Pontos moeda