Geral

Defesa Civil monitora famílias atingidas pela chuva e ruas estão interditadas em Cachoeiro

Cinco famílias estão desalojada e não há registros de desabrigados no município, que foi atingido por uma forte chuva na madrugada do último domingo (19)

Uma igreja, localizada no bairro Guandu, ficou totalmente alagada após a chuva do fim de semana em Cachoeiro Foto: ​Reprodução

A Defesa Civil de Cachoeiro já contabiliza os prejuízos causados pela forte chuva, que atingiu o município entre a noite do última sábado (18) e a madrugada de domingo (19). Várias ruas ficaram alagadas, além de queda de muros e barranco e interdição de vias em vários pontos da cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Zenilson Batista, no centro da cidade, o pluviômetro registrou 141 mm de chuva. “Durante as precipitações que ocorreram de sábado até às 6h de domingo, nossos nove pluviômetros registraram uma média de 57 mm. O pluviômetro do centro da cidade, registrou 141 mm, ou seja, é uma quantidade bem acentuada que, por melhor que seja a cidade, não teria como comportar essa vazão toda que ocorreu”, comenta.

Na manhã do último domingo (19), foram registrados alagamentos nos bairros: Nova Brasília, Monte Cristo, Boa Vista, Basileia, Nossa Senhora da Glória, Coramara, Otton Marins, Amaral e Gilson Carone. Além de desabamento de muros nos bairros: Coronel Borges, Ferroviário e Baiminas. No bairro Teixeira Leite, uma árvore caiu na rua Miguel Dias Jacques, obstruindo o trânsito.

“As ocorrências são as mais variadas, desde queda de muros e taludes. E em decorrência dessa precipitação, Cachoeiro, que é uma cidade topográfica e que tem muita terra, as vias radiais ficaram com muita lama. O trabalho de domingo foi desobstruir essas vias, as principais, como: Samuel Levy, Bernardo Horta, para poder dar um fluxo normal nesta segunda e não comprometer a mobilidade das pessoas”, continua Zenilson.

Uma cratera abriu no asfalto e a rua Albano Custódio, no bairro Gilberto Machado, está interditada Foto: ​Reprodução

Interdição

Ainda, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Algumas ruas da cidade estão parcialmente interditadas. “Tivemos registros nos bairros: Coronel Borges, Valão e Coramama. São locais pontuais, que a equipe da limpeza urbana está monitorando”, completa.

Ainda na noite do último domingo (19), foram liberadas as seguintes vias: Samuel Levy que liga Pinheiro Júnior, próximo a ponte de Ferro; avenida Mauro Miranda Madureira; rua Etelvina Vivácqua, no bairro Nova Brasília; e rua Dr. Deolindo, no bairro Baiminas.

A rua Albano Custódio, no bairro Gilberto Machado, onde uma cratera de abriu no asfalto, permanece interditada e sem previsão de liberação. As vias que foram liberadas estão sinalizadas para os motoristas

Limpeza

O domingo (19) dos cachoeirenses foi de limpeza e de contabilizar os prejuízos causados pela forte chuva que atingiu a cidade Foto: ​Reprodução

Desde as primeiras horas do último domingo (19), as equipes da Defesa Civil, secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Obras (Semo), Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Defesa Social (Semdef), com apoio das pastas de Gestão de Transportes (Semtra), Agricultura (Semag) e Interior (Semui), estão nas ruas fazendo limpeza e atendendo as famílias atingidas.

Nesta segunda (20), a Secretaria de Obras realiza nova vistoria no bairro Nova Brasília, com limpeza de bueiros e galerias, ação que já foi feita várias vezes este ano. Além disso, vai disponibilizar engenheiros para acompanhar a Defesa Civil nas vistorias durante o dia.

De acordo com o Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, a segunda-feira (20) já começa com muitas nuvens na metade sul do estado.
Pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, na Grande Vitória e litoral sul, mas com algumas aberturas de sol. Na Serrana e demais áreas da região Sul, sol fraco e chuva em alguns momentos da manhã e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e à noite. A metade norte capixaba tem sol pela manhã e pancadas isoladas de chuva à tarde ou à noite. Vento moderado no litoral, com algumas rajadas fortes.

Pontos moeda