Geral

Domingos Martins confirma cinco mortes de macacos por febre amarela

Desde o início do ano, 170 macacos já foram encontrados mortos no município, mas apenas 32 amostras foram enviadas para análise

Em Domingos Martins, foram registradas 170 mortes de macacos Foto: ​Reprodução

Desde o início do ano, o município de Domingos Martins já registrou cinco mortes de macacos por febre amarela. A informação foi confirmada ao jornal online Folha Vitória pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (1º).

Ao todo, 170 animais foram encontrados mortos na região mas, do total, apenas 32 amostras foram enviadas para a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Seis amostras de material já estão com resultados prontos, cinco deram positivo para Febre Amarela e uma negativo para a doença. As outras amostras continuam em análise.

De acordo com a secretaria de Domingos Martins, os animais que foram encontrados em decomposição não podem ser analisados, pois não é possível coletar material. Em outros casos, como morte por tiro, também não há envio de material para análise.

Ainda segundo a secretaria municipal, a vacinação cautelar começou no dia 25 de janeiro em Domingos Martins. Com a medida preventiva, 98,8% da população local está vacinada contra Febre Amarela.

Macacos sentinelas

Assim como os humanos, os macacos não transmitem o vírus causador da febre amarela, e esses primatas exercem a importante função de sentinelas, alertando para o surgimento da doença na região, quando encontrados mortos. Nesse sentido, adverte o  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou uma campanha nacional para alertar que “os macacos devem ser preservados” para ajudar no combate à doença.

Pontos moeda