Geral

Encontrou macacos mortos? Saiba para quais órgãos ligar na Grande Vitória

A notificação das mortes de macacos é de extrema importância para que sejam coletados e analisados os materiais, como forma de saber onde estão as principais regiões de surto

Ao encontrar um macaco morto é importante acionar o Centro de Zoonoses do município Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Desde o início do ano, macacos foram encontrados em diferentes municípios capixabas, o que tem preocupado tanto moradores quanto autoridades.

Em janeiro, um macaco foi encontrado morto na Ilha do Frade, em Vitória, e o laudo confirmou a contaminação por febre amarela. Em Cariacica, outro animal também foi encontrado, com laudo positivo para a mesma doença. 

É importante frisar, no entanto, que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença. Os transmissores do vírus são fêmeas de mosquitos que vivem em área de mata. Esses mosquitos precisam se alimentar de sangue para sobreviver. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também vivem os macacos, acabam se alimentando do sangue desses animais

Por conta disso, a notificação das mortes de macacos é de extrema importância para que sejam coletados e analisados os materiais. A presença de macacos doentes ou mortos pode indicar se o vírus da febre amarela está circulando ou não em determinada área.

Ao encontrar um macaco morto é importante acionar o Centro de Zoonoses do município para que o animal seja recolhido e encaminhado para análise em laboratório.

 Confira os principais telefones na Grande Vitória:

>> Vitória
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que caso encontre algum macaco vivo ou morto, não toque no animal e ligue imediatamente para o telefone 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realize o recolhimento.

>> Vila Velha
Não há notícias de mortes de macacos no município de Vila Velha.  Numa eventualidade, o Centro de Controle de Zoonose (32269477/9499) da PMVV deve ser acionado para recolhimento do animal que será encaminhado ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, pela Secretaria Estadual de Saúde para exame e diagnóstico de possíveis ocorrências que levaram o animal a óbito.

>> Serra
Ao encontrar um macaco morto, entre em contato com a Zoonose da Prefeitura da Serra pelo telefone 3228-4709 ou no 99843-2884. O horário de funcionamento é das 7h às 18h. 

>> Cariacica
Em Cariacica, quando o morador encontra um macaco morto deve ligar para o telefone da Ouvidoria - 162 ou para o do telefone da Vigilância Epidemiológica 3354-5619/3354-5620. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolhem o animal e mandam amostras dos tecidos dele para a Sesa que, por sua vez, as encaminham para análise de laboratório para identificar se a morte do animail foi ou não causada pela febre amarela.

Pontos moeda