Geral

Estudantes de Colatina poderão concorrer a vagas em cursos gratuitos de inglês e espanhol

As inscrições poderão ser feitas, a partir desta terça-feira (14), na secretaria das escolas onde os alunos estudam. As oportunidades são para estudantes do Ensino Médio da rede estadual

As inscrições poderão ser feitas, a partir desta terça-feira (14) Foto: Reprodução

Os estudantes de Colatina terão a oportunidade de concorrer a vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol. As inscrições podem  ser feitas, a partir desta terça-feira (14), na secretaria das escolas onde os alunos estudam, e os cursos são oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEI). 

Vale ressaltar que as oportunidades são para estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Atualmente, há 100 vagas disponíveis, podendo haver mais vagas durante o ano.

De acordo com a Sedu, serão abertas inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes e composição de cadastro de reserva. O processo seletivo é para ingresso em 2017, nos cursos de Inglês e Espanhol oferecidos nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI), localizados em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Nos cursos dos Centros Estaduais de Idiomas, as aulas são desenvolvidas nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado, conforme o nível do estudante, e ministradas por instituição especializada no ensino da Língua Inglesa e Espanhola, contratada pela Sedu.

Inscrições

As inscrições serão abertas nesta terça-feira (14) e vão até sexta-feira (17). O estudante interessado deve se inscrever na escola estadual onde estuda. A inscrição deve ser feita pelo estudante por meio do preenchimento de ficha de inscrição própria, disponível na secretaria da escola.

A classificação dos estudantes para o preenchimento do número de vagas será realizada por CEI de interesse do estudante, de acordo com as vagas disponibilizadas. A relação dos estudantes inscritos com a classificação geral e a convocação para as matrículas será divulgada a partir do dia 27 de março, no site da Sedu www.educacao.es.gov.br e nas escolas polo.

Quem pode participar?

Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados na 1ª e ou 2ª série do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual e que obtiveram aprovação em todas as disciplinas no ano letivo de 2016.

Os estudantes recebidos em transferência de outra rede em 2017 deverão apresentar o histórico escolar, ou a declaração com especificação de notas e de frequência, na secretaria da escola em que estuda atualmente para efeito de verificação dos resultados de desempenho e de assiduidade.

No ato da inscrição, o estudante deverá observar a disponibilidade dos horários do curso, a fim de que não haja conflito com as aulas regulares. O aluno terá o direito de concorrer a apenas uma das bolsas de estudo de língua estrangeira oferecida. Não poderão participar deste processo seletivo alunos já estudantes do Centro Estadual de Idiomas.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Programa de Intercâmbio

Os estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, também tem a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma, por meio do Programa Intercâmbio Sedu.

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, em que desde o início, 173 estudantes já participaram. A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Pontos moeda