Geral

Jovens de unidades socioeducativas terão mil vagas em cursos profissionalizantes

Pompeu explica ainda que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional já oferece cursos para o público geral através do programa de Ocupação Social

Os cursos de Adminsitração e Informática já começaram nas unidades Foto: ​Divulgação/Iases

Os jovens que cumprem medida socioeducativa agora podem se qualificar com cursos profissionalizantes dentro das unidades de internação da Grande Vitória. Ao todo, serão cerca de mil vagas para cursos de curta duração, sendo Administração e Informática os primeiros oferecidos.

A Portaria Conjunta entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), foi assinada na manhã desta segunda-feira (27) em solenidade no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. 

Além dos dois cursos que já tiveram início, outros relacionados a Eventos, Comércio Exterior, Jogos Digitais, Gastronomia, Modelagem de Vestuário, Produção de Moda, Rádio e TV e Rede de Computadores também serão ofertados nas unidades. De acordo com Secretário de Estado Direitos Humanos, Julio Pompeu, cerca de 1.100 jovens cumprem medida socioeducativa no Espírito Santo e os cursos são uma oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho.

"Os cursos são rápidos e têm foco na nova economia. São cursos modernos e atuais para que os jovens que estão na socioeducação tenham condições de se encaixar no mercado de trabalho com mais facilidade. Com o início do curso, a adesão já está alta, pois eles sabem que essa é uma oportunidade que não se pode desperdiçar", afirma.

Pompeu explica ainda que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional já oferece cursos para o público geral através do programa de Ocupação Social, que funciona como uma medida de prevenção. 

"Esses cursos são apenas para jovens que cumprem medida socioeducativa para os jovens que lamentavelmente foram parar no socieducativa, mas a Secti já oferece para o público em geral através da ocupação social, que é uma medida de prevenção para os jovens que estão em situação de vulnerabilidade, justamente para que não aconteça o mesmo", explica. 

Pontos moeda