Geral

Ministro da saúde diz que aguarda relatório que pode ligar febre amarela à lama da Samarco

O ministro Ricardo Bastos esteve no Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (02) e visitou unidades de saúde na Serra, Vitória, Cariacica e Viana

Enquanto aguarda relatório, ministro prioriza vacinação Foto: TV Vitória

O ministro da Saúde, Ricardo Bastos, afirmou durante visita a postos de saúde no Espírito Santo que aguarda a conclusão de um relatório que estuda uma possível relação do surto de febre amarela com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, no final de 2015.

“Nós aguardaremos o resultado final. O nosso problema agora é, diante do fato ocorrido, da morte de milhares de macacos por febre amarela, vacinarmos a população”, disse.

O ministro desembarcou no Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (2) e fez visitas técnicas em unidades de saúde da Serra, Vitória, Cariacica e Viana.

A empresa foi procurada para se pronunciar sobre o assunto, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta reportagem.

Novo estudo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) realizou convênio com a  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para reunir informações em uma pesquisa que tem objetivo de conhecer os processos biológicos e ambientais que favorecem ou até condicionam o surgimento de febre amarela no Estado. 

A pesquisa será iniciada em março e terá a duração de um ano. 

Pontos moeda