Geral

Moradora de Cariacica encontra macaco morto na porta de casa

Caso foi registrado na manhã desta quarta-feira, no bairro Padre Gabriel. A moradora disse que abriu a porta de casa e logo encontrou o animal morto

O filhote de macaco foi encontrado no bairro Pade Gabriel Foto: Mayara Letícia Ernesto dos Santos

Uma moradora de Cariacica encontrou um macaco morto, na manhã desta quarta-feira (22), na porta de casa na Rua das Orquídeas, no bairro Padre Gabriel. 

Mayara Letícia Ernesto dos Santos disse que encontrou o animal assim que acordou. “Eu mesma encontrei o filhote de macaco. Abri a porta de casa, assim que acordei, e vi que ele estava morto”, disse. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que uma equipe da Vigilância Ambiental e Proteção Animal irá fazer o recolhimento do macaco, na tarde desta quarta-feira (22), e pediu que a moradora mantenha vigilância para que nenhum animal se aproxime do macaco até que ele seja recolhido. 

De acordo com a Vigilância Ambiental e Proteção Animal, o macaco morto será recolhido para estatística do município e serão enviados fragmentos do animal para análise, no Laboratório Central de Saúde Publica do Espírito Santo (LACEN) para a confirmação ou não da febre amarela. Caso o macaco esteja em adiantado estado de decomposição, não é possível realizar o exame. Além disso, após o recolhimento, é feito um reforço no combate ao mosquito na localidade onde o animal foi encontrado, com intensificação das visitas do carro fumacê.

A secretaria disse ainda que caso os moradores encontrem outros macacos mortos, a Vigilância Ambiental e Proteção Animal pode ser acionada pelo telefone 3354-5600, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Macacos sentinelas

Assim como os humanos, os macacos não transmitem o vírus causador da febre amarela, e esses primatas exercem a importante função de sentinelas, alertando para o surgimento da doença na região, quando encontrados mortos. Nesse sentido, adverte o  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou uma campanha nacional para alertar que “os macacos devem ser preservados” para ajudar no combate à doença.

Relembre outros casos de macacos que foram encontrados mortos no ES

O macaco foi recolhido pela quipe do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde (CVSA) de Vitória, na Ilha do Frade Foto: TV Vitória

Em Linhares, um macaco foi encontrado morto na Reserva Natural Vale, que ficará fechada para visitação até meados de abril. De acordo com a empresa, essa decisão foi tomada como medida preventiva, em virtude do número de casos de febre amarela registrados no Espírito Santo. Segundo informações da Vale, as atividades internas da reserva continuam funcionando normalmente. No local foi encontrado um macaco morto, mas a empresa afirmou que ainda não há confirmação de que o animal tenha sido vítima de febre amarela.

Em Vitória

Um macaco morto foi encontrado por populares no dia 16 de janeiro, na Ilha do Frade, em Vitória.  O laudo, divulgado no dia 24 de janeiro, apontou que a morte do macaco recolhido na Ilha do Frade foi causada por febre amarela. A análise foi registrada pelo Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na Serra

Já no município da Serra, um macaco foi encontrado morto no dia 25 de fevereiro, no bairro Central Carapina. De acordo com moradores, o animal estava agonizando no local e acabou morrendo.

Na ocasião, segundo a Prefeitura da Serra, uma equipe foi enviada ao bairro para recolher o animal. O macaco foi encaminhado para exames no Ministério da Saúde para saber se a causa da morte foi por Febre Amarela.

Pontos moeda