Geral

Município de Vargem Alta registra primeira morte por febre amarela

Em todo o Estado, são 37 mortes confirmadas pela doença e outras 15 estão sob investigação. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde na última segunda-feira (27)

O primeiro caso de morte por febre amarela em Vargem Alta, foi confirmada na tarde da última segunda-feira (27), pela Sesa Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirmou na última segunda-feira (27), a primeira morte por febre amarela no município de Vargem Alta. O produtor rural de 49 anos, que residia na localidade de Fruteiras Novas, no interior do município, morreu no fim do mês de janeiro. Em todo o Espírito Santo, são 37 o número de mortes confirmadas pela doença e outras 15 estão sob investigação.

Do início do ano até a última sexta-feira (24), a Sesa recebeu 344 notificações de suspeita de febre amarela. Dessas, 73 já foram descartadas. Do total de 271 casos, 115 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que 37 casos evoluíram para óbito. Os óbitos atualizados são de casos anteriores, que tiveram a investigação concluída nesta data.

Os 115 casos confirmados são dos prováveis municípios de infecção: Ibatiba, Colatina, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Pancas, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Itarana, São Roque do Canaã, Castelo, Irupi, Itaguaçu, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, Iúna, Marilândia, Fundão, Ibiraçu, Aracruz, Serra, Santa Leopoldina, Vargem Alta, Santa Teresa, Ibitirama, Alfredo Chaves, Cariacica e Conceição da Barra. 

Há 156 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.
Em Vargem Alta, quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade de Saúde, das 7h às 12h, para se imunizar contra a febre amarela.

Pontos moeda