Geral

No Dia do Sono, veja 10 alimentos que vão te ajudar a dormir melhor

Além da alimentação regrada, a nutricionista explica que é importante evitar que as refeições noturnas sejam realizadas perto do horário de dormir

Uma noite de sono tranquila deixa qualquer um mais feliz e, ao contrário do que muitos acreditam, isso não depende apenas de um bom travesseiro ou colchão. Os alimentos consumidos ao longo do dia também influenciam diretamente quando o assunto é dormir bem. 

No Dia do Sono, comemorado nesta sexta-feira (16), o jornal online Folha Vitória traz dicas simples para se livrar dos distúrbios do sono, como a insônia, o ronco e a apneia. 

O primeiro passo, segundo a nutricionista do Núcleo de Medicina Sistêmica, Camila Carvalhais, é evitar as refeições noturnas realizadas perto do horário de dormir. "Alimentos cozidos e leves, como sopas e caldos, têm uma digestibilidade melhor", explica. 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que pelo menos 40% dos brasileiros sofrem de insônia. Já a Associação Brasileira do Sono alerta que um em cada três indivíduos tem apneia obstrutiva do sono. Segundo o médico Samir Tuma Júnior, especialista no tratamento dos distúrbios do sono, esses problemas podem causar outras doenças como obesidade, depressão, alterações hormonais e doenças respiratórias.

“A alimentação contribui para a regulação do relógio biológico, por isso ter bons hábitos à mesa faz toda a diferença para quem busca melhorar a qualidade do sono. Também é preciso evitar o uso de eletrônicos próximo ao horário de dormir e procurar uma posição adequada para o sono”, declarou.

Na lista dos "amigos do sono" estão alimentos bem simples e que geralmente todo mundo tem em casa. A couve, por exemplo, é rica em magnésio, o que ajuda no relaxamento muscular.

Além desse, vários outros também podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Confira!

01- Alface 
02- Ovo
03- Nozes
04- Couve
05- Mamão
06- Goiaba
07- Salmão
08- Banana
09- Maracujá
10- Chá de Camomila

Pontos moeda