Geral

Praticantes de rapel pedem informação sobre restaurante a morador de rua e recebem convite emocionante

Um dos integrantes do grupo relatou o caso em uma rede social e espera que, dessa forma, alguém possa ajudar o homem a conseguir um emprego e uma moradia melhor

Sebastião vive debaixo da ponte em uma espécie de cabana coberta com uma lona improvisada Foto: Edson Reis/Facebook

Um convite inesperado feito por um morador de rua emocionou um grupo que foi a Colatina, no noroeste do Estado, fazer rapel no último domingo (26). Entre uma descida e outra, eles fizeram uma pausa para o almoço e, como não encontraram nenhum restaurante pelas redondezas, perguntaram a um senhor que pescava embaixo da ponte em que eles praticavam esporte onde poderiam encontrar um lugar para comer. Foi aí que o grupo foi surpreendido pela resposta do homem.

"Ele disse que o restaurante mais próximo ficava no centro da cidade, mas que, se a gente não se importasse em comer arroz com farinha, ele poderia fazer um almoço para a gente", contou o fotógrafo Edson Reis, morador de Serra Sede e que estava em Colatina acompanhado de um sobrinho e de um primo.

Segundo Edson, o homem que fez o tal convite chama-se Sebastião de Jesus Gomes. Ele mora debaixo da ponte, em uma espécie de cabana feita com uma lona improvisada e um colchão velho, e vende picolés pelas ruas de Colatina para sobreviver.

"Fiquei sem reação ao ouvir o que ele disse. Me emocionou muito, porque você vê que era uma pessoa humilde, que passa por dificuldades, mas que, mesmo assim não nos pediu nada. Pelo contrário, só nos ofereceu o que ele tinha", destacou.

O fotógrafo registrou o almoço ao lado do primo, do sobrinho e do homem que havia acabado de conhecer Foto: Edson Reis/Facebook

Emocionado com o convite, o fotógrafo aceitou almoçar com o homem, mas fez questão de comprar as refeições. "Compramos quatro marmitex e um refrigerante e passamos a tarde toda conversando na casa dele. Ele disse que, apesar de todas as dificuldades, faz questão de ir à missa todos os domingos e inclusive devolve o dízimo", ressaltou.

Após conhecer um pouco melhor a história de Sebastião, Edson se sentiu no dever de ajudá-lo de alguma forma. Na última segunda-feira (27), ele fez uma postagem no Facebook, relatando a experiência vivida no dia anterior e fazendo um apelo a quem possa ajudar o homem a conseguir um emprego e uma moradia melhor.

"Ele nos contou que mora sozinho naquele lugar há mais ou menos um ano e meio. Antes disso, chegou a ter a casa incendiada por algumas pessoas e conseguiu encontrar sossego debaixo da ponte. Pensei comigo que, se eu tivesse pelo menos um terreno, poderia ajudá-lo a morar em um lugar melhor. Mas tenho certeza que algum empresário, político ou seja quem for pode ajudá-lo de alguma forma, dando a ele um emprego com carteira assinada e um lugar melhor para morar. Tenho certeza de que, se ele tiver essa oportunidade, vai aproveitar da melhor maneira possível", frisou.

Em sua cabana, Sebastião tem um colchão velho, um radinho de pilha e alguns suprimentos Foto: Edson Reis/Facebook

A postagem recebeu diversos comentários e curtidas e foi compartilhada por vários internautas. O fotógrafo acredita que, ao divulgar a história de Sebastião, pode contribuir para que ele consiga ajuda, e pede que quem tiver interesse de colaborar que o procure pelo Facebook, enviando uma mensagem inbox.

Pontos moeda