Geral

Produtores rurais de Linhares participam de evento sobre agricultura de precisão

O produtor rural viu de perto a funcionalidade desse tipo de equipamento automático. Essa tecnologia é uma alternativa de economia de mão de obra para quem trabalha na agricultura

 O encontro aconteceu, nessa terça-feira (07), na fazenda do Incaper em Linhares. Foto: Reprodução

Produtores rurais de linhares participaram, na última terça-feira (07), de um evento voltado para a agricultura de precisão. O encontro aconteceu, nessa terça-feira (07), na fazenda do Incaper em Linhares.

Cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais e técnicos do setor agrícola, participaram do evento que teve como objetivo levar informações sobre a prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola.

“O evento é uma grande novidade no Espírito Santo. O produtor rural viu de perto a funcionalidade desse tipo de equipamento automático. Essa tecnologia é uma alternativa de economia de mão de obra para quem trabalha na agricultura, além de melhorar a qualidade das lavouras”, ressaltou o diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni.

O secretário Estadual de Agricultura, Octaciano Neto, participou do evento e salientou a importância da parceria entre Incaper e iniciativa privada. “Neste ano, estamos retomando as atividades na Fazenda Experimental do Incaper, em Linhares, e eventos como esse só reforçam a importância de difundir novas tecnologias e novos conhecimentos de forma mais ampla possível”, ressaltou o Octaciano.

Para o produtor rural Mauro Ceolin Filho, a troca de informações é primordial para o sucesso no campo. “Nós já utilizamos essa tecnologia na propriedade, mas o caminho do melhoramento é sempre contínuo e o produtor precisa ficar atento as novidades para que a produção seja cada vez melhor”, ressaltou Mauro.

Durante o evento, técnicos da Lipetral deram uma rápida explicação demonstrando as práticas com tratores e implementos, simulando as culturas da região em operações de gradagem, sulcação e pulverização. “Mostramos ao agricultor familiar os benefícios da agricultura de precisão. Essa tecnologia chegou para o homem do campo definitivamente, sendo assim, tanto o grande quanto o pequeno precisam e devem usar novas ferramentas para produzir mais e melhor”, explicou o gerente comercial da Lipetral, Alexandre Seixas Souza.

Pontos moeda