Geral

Vacinação contra febre amarela será reforçada em Guarapari. Veja onde se imunizar!

Em parceria com a secretaria de Educação, mais de 20 escolas vão receber doses da vacina para atender a comunidade escolar em diversos pontos do município

Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação contra a febre amarela em Guarapari Foto: Reprodução

A vacinação contra a febre amarela no município de Guarapari terá cobertura ampliada e também estará disponível em algumas escolas de ensino fundamental, de acordo com a prefeitura da cidade.

O novo cronograma de vacinação foi divulgado na última quinta-feira, 02, durante coletiva realizada na Secretaria Municipal de Educação. “Em nosso município não temos notificações e casos da doença. A população pode ficar tranquila que o governo do estado já disponibilizou vacina suficiente para atender toda população”, afirmou a secretária de saúde Camilla Freire.

Em uma parceria com a secretaria de Educação, mais de 20 escolas vão receber doses da vacina para atender a comunidade escolar em diversos pontos do município. “A nossa intenção é trabalhar em parceria e facilitar o acesso da população à vacina. Os pais podem ficar tranquilos que eles irão receber um bilhete com a data e com as orientações da vacinação” disse a secretária municipal de educação Sônia Meriguete.

De acordo com a administração, a intenção é fazer com que o acesso à vacinação seja facilitado e que as filas diminuam nos postos de saúde. Além disso, é preciso lembrar que para prevenir a doença é preciso manter os cuidados básicos para não deixar o mosquito transmissor, Aedes Aegypti, se reproduzir.  

Zona Rural:

O município já vacinou todo o interior faltando apenas as comunidades de Barro Branco e Rio Claro para receber a segunda dose da vacina. Em Barro Branco essa vacinação acontece no próximo dia 06 e em Rio Claro dia 10.

>>Dia “D”<<

No próximo dia 11 acontece em Guarapari o dia “D” de vacinação contra a febre amarela. Ao todo 12 unidades de saúde receberão as doses para atender a demanda da população.

>>Contra indicação<<

Pessoas com alergia a ovo,
Pessoas com imunidade baixa (uso de medicamentos imunossupressor ou doença crônica de imunidade),
Pessoas em acompanhamento e/ou tratamento de câncer,
Pessoas com doença no timo,
Pessoas transplantadas,
Pessoas com Lúpus,
Mulheres com suspeita de gravidez,
Mulheres que amamentam crianças até 6 meses de vida.
Faixa etária:
Idade: crianças a partir de 6 meses de vida e adultos;

Obrigatoriedade:

Comprovante de residência do município de Guarapari-es;
Adultos: documento de identificação com foto;
Crianças devem apresentar a caderneta de vacinação e documento de identificação, e estarem acompanhadas dos pais ou responsáveis;
Pessoas a partir dos 60 anos de idade: em caso de primeira dose necessita de laudo médico autorizando. Em caso de segunda dose é necessário apresentar o cartão com a dose inicial e documento de identidade;
Mulheres grávidas: laudo do especialista autorizando.

Pontos moeda