Geral

Anchieta terá 'Via Sacra Orante" com caminhada de 7 km por dentro de mata

Será plantada uma muda de árvore em cada estação sacra, enfatizando o objetivo da Campanha da Fraternidade. No cume do monte é celebrada a estação da morte de Cristo

A caminhada será durante cerca de 3 horas Foto: Divulgação

A Sexta-Feira Santa, para a maioria dos cristãos, é um dia de reflexão e oração. Assim é na localidade de Itaperoroma Baixa, no interior de Anchieta. A comunidade católica celebra a data em contato com a natureza, realizando uma penitência denominada Via Sacra Orante. A tradição, que inicia às 6h30 do próximo dia 14, está no seu nono ano e reúne centenas de pessoas para caminhar por um morro íngreme, relembrando o sofrimento das últimas horas de Cristo.

De acordo com Damiany Zuqui e Ana Lúcia Gozzer, duas das organizadoras do evento, o percurso é de sete quilômetros e dura cerca de três horas. “Durante a via sacra são entoados cânticos religiosos e realizadas orações. As 15 estações da via crucis é encenada em paradas, onde os participantes aproveitam para desfrutar também do belo visual da mata”, explicou Gozzer.

Segundo Damiany, nesta edição será plantada uma muda de árvore em cada estação sacra, enfatizando o objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano – Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. “Iremos plantar árvores para reflorestar a mata da nossa comunidade e divulgar a importância da preservação ambiental”, disse.

No cume do monte, cerca de 800 metros de altitude, acontece a última parada, onde é celebrada a estação da morte de Cristo. “Lá oramos, pedimos graças e aproveitamos para refletir sobre a vida e morte de Jesus Cristo”, contou.

Ao final, já ao pé do morro, em um sítio, os participantes se confraternizam com um café da manhã típico da região. Os organizadores pedem que os participantes usem de tênis e roupas leves e ainda levem água e frutas para se hidratarem durante o percurso.

Informações: (28) 99961-8348 / 99975-2417 (organizadores)

Pontos moeda