Geral

Casal de idosos faz ensaio 'pra lá de fofo' para celebrar 60 anos de casados

Para comemorar o tempo de união, Faustino Bergamin, de 82 anos, e Penha Bergamin, de 80, participaram de um ensaio fotográfico em Matilde, em Alfredo Chaves, onde a história do casal iniciou

Faustino e Penha Bergamin comemoram 60 anos de união Foto: Camila Lima

Você sabe o que é Bodas de Diamantes? É a celebração de 60 anos de casamento. É o caso do casal Faustino Bergamin, de 82 anos, e Penha Bergamin, de 80. Para comemorar o longo tempo de união, os dois participaram de um ensaio fotográfico em Matilde, no município de Alfredo Chaves, onde a história do casal iniciou.

Descendente de imigrantes italianos, o casal Bergamin nasceu, se casou e teve filhos em Matilde. Há mais de 40 anos eles se mudaram para a capital do Espírito Santo. Porém, para comemorar as Bodas de Diamantes, fizeram questão de voltar a Alfredo Chaves, para trazer novamente todas as memórias da união e do dia 18 de maio de 1957, quando se casaram na igreja.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do ensaio!

"Nos conhecemos desde crianças. Quando ainda pequenos, íamos para a escola juntos. E assim a nossa ligação foi ficando cada vez mais forte. Para melhorar, nós morávamos próximos. Lembro que quando jovens, gostávamos de ir a bailes juntos", relembra Faustino.

Em Matilde, o casal fotografou em locais marcantes em seus 60 anos de casamento Foto: Camila Lima

De acordo com Penha, participar de um ensaio fotográfico em um lugar tão especial para o casal foi uma experiência única. "É um local importante porque foi onde nascemos, crescemos, nos casamos e onde nasceram nossos filhos. Nós amamos fazer o ensaio. Foi uma grande surpresa e não esperávamos que seria tão bom. Sem dúvidas será uma bela recordação que iremos guardar", revela.

A responsável para transmitir o amor através das fotos foi a fotógrafa Camila Lima, que inclusive está até acostumada a fotografar casais de idosos, a exemplo do ensaio feito em junho de 2016 com Edna e Juvenal, casados há 65 anos. "Estou me especializando em ensaios de idosos e já estou ficando conhecida como a fotógrafa dos velhinhos [risos]. Por isso os familiares de Penha e Faustino entraram em contato comigo", conta.

Faustino até bebeu uma 'pinga' durante o ensaio Foto: Camila Lima

Camila diz que o casal não teve oportunidade de registrar o amor deles em fotografias devido à época e situação financeira. "Por isso a ideia de fotografar no local onde tudo começou. Fotografamos até na igreja onde ele ajudou a construir e onde eles se casaram. O ensaio foi super divertido. Eles são bem dispostos, atenciosos um com o outro, carinhosos e, de longe, dá pra ver o segredo dos 60 anos", brinca a fotógrafa.

A fotógrafa revela ainda que o casal aproveitou o ensaio para dar uns beijinhos. "Ele ficou todo animado! Disse que que tinha tempo que ela não beijava ele [risos]. Durante os trajetos das fotos, encontramos amigos de infância, que adoraram a ideia do ensaio, nos emprestaram locações e um amigo até deu um copinho de pinga para o seu Faustino ficar mais disposto nas fotos, aguento isso? [risos]. Já dona Penha é mais vaidosa e estava sempre preocupada com o cabelo e maquiagem".

O casal explica qual é o segredo para manter tanto tempo de união: "É fundamental ter muita paciência e sempre manter a fé e oração", diz Penha. "Acreditamos que a nossa história serve de exemplo para as novas e futuras gerações. Atualmente o casamentos duram muito pouco", completa Faustino.

Além de toda a beleza do ensaio, o amor exposto através das fotografias é apenas uma pequena parcela do que um sente pelo outro. "Faustino é meu companheiro de luta, de fé, que esteve ao meu lado no momento em que estive doente e em mais adversidades. É um homem trabalhador, honesto e eu o amo", fala Penha. "Eu simplesmente a amo", exalta Faustino.

"A busca de ensaios de velhinhos tem crescido muito. E isso é legal porque a gente começa a tomar conhecimento que o amor existe e ele pode durar para sempre! Todos nós adoramos velhinhos fofos. Sempre quando faço um ensaio desses, alguém comenta que gostaria de levar os avós para um", revela Camila.

Pontos moeda