Geral

Com estoque baixo e próximo ao feriado, banco de sangue de Cachoeiro precisa de doações

A grande necessidade no momento é de sangue O negativo para uma paciente de 14 anos, que está em tratamento com quadro de leucemia. As doações podem ser feitas no Hospital Evangélico

O banco de sangue do Hospital Evangélico está com estoque baixo e necessita de doações para atender os pacientes no feriado Foto: ​Reprodução

O banco de sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI) precisa de sangue. Com a proximidade do feriado prolongado, o hospital pede a população que faça a doação. Todos os tipos são bem vindos, mas no momento, a grande necessidade é pelo sangue O negativo, para uma adolescente de 14 anos que está em tratamento oncohematolológico com quadro de leucemia. 

“Ela faz transfusões constantes então, temos que ter sempre em estoque este tipo de sangue”, explica a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Glaucia Canal. Segundo ela, o estoque, que deveria ser de em torno 20 bolsas, está com apenas quatro deste tipo sanguíneo. “No geral, estamos com média de 40% a 50% do estoque abastecido. Alguns tipos sanguíneos tem mais estoque que outros”, completa.

O Banco de Sangue do Hospital Evangélico tem recebido, em média 30 doadores. Um número considerado razoável, mas para abastecer a todos os hospitais da macrorregião sul do Espírito Santo que o HECI atende, a média deveria ser em torno de 50.

Para ser um doador a pessoa deve ter entre 18 e 69 anos, estar bem de saúde, não ter tido febre nos últimos dias, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, levar um documento oficial com foto e fazer a doação. Se tiver 16 ou 17 anos pode fazer a doação desde que esteja acompanhado do responsável legal ou com o requerimento de autorização devidamente preenchido. 

O Banco de Sangue do HECI funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h e aos sábados das 7 às 11h. Excepcionalmente, nesta sexta-feira (21) e na próxima segunda-feira (24) não haverá expediente. No sábado (22) funcionará normalmente.

Pontos moeda