Geral

Comercialização de pescados será fiscalizada para o feriado em Itapemirim

Durante a Semana Santa, os fiscais da Vigilância Sanitária também vão atuar verificando a qualidade dos produtos vendidos e a higiene do local, além de orientar os consumidores

A fiscalização nos estabelecimentos de comerciais de pescado serão intensificadas nesta semana em Itapemirim Foto: ​Reprodução

Os estabelecimentos comerciais de Itapemirim que trabalham com venda, beneficiamento e preparação de pescados vão passar por fiscalização da Vigilância Sanitária durante esta semana. O objetivo é garantir que as formas de acondicionamento, manipulação e preparação estão seguindo rigorosamente todas as regras para assegurar a qualidade dos alimentos que serão vendidos e consumidos durante a Semana Santa.

A vigilância vai orientar os comerciantes, que já participaram de treinamento para se adequarem às normas sanitárias. Caso o estabelecimento comercial insista em descumprir as normas, podem ser notificados ou, até mesmo, multados. Os fiscais da Vigilância Sanitária também vão atuar durante a Semana Santa, verificando a qualidade dos produtos vendidos e a higiene do local.

“Estamos trabalhando para garantir que moradores, e quem pretende nos visitar durante o feriado, tenham segurança na hora de comprar ou consumir os produtos mais procurados durante o feriado, que são os frutos do mar. Capacitamos os comerciantes e ensinamos sobre os riscos para a saúde de se consumir alimentos que não foram bem acondicionados ou preparados e, agora, é hora de cobrar que as boas práticas sejam aplicadas”, comenta a diretora da Vigilância Sanitária, Liliane Medeiros.

Segundo ela, o consumidor deve estar atento às dicas para escolher o melhor pescado. “Os consumidores devem estar atentos a alguns detalhes antes de comprar esses produtos, como a coloração, o odor e a textura de peixes e crustáceos. O pescado deve estar totalmente congelado ou fresco, acondicionado em gelo. Nos peixes, é preciso prestar atenção se as escamas estão brilhantes e bem aderentes à pele. No camarão, o aspecto geral precisa ser brilhante e a carapaça bem aderente ao corpo. Já para os mariscos, os consumidores precisam atentar para a coloração e evitar adquirir aqueles com corante amarelo”, completa Liliane.

Pontos moeda