Geral

Comerciantes se reúnem com administração de mini shopping incendiado em Guarapari

Encontro está marcado para acontecer nesta quinta-feira. Na ocasião, deverá ser discutida a reestruturação do centro comercial, que ficou totalmente destruído

Comerciantes que trabalhavam no mini shopping bão se reunir com a administração do estabelecimento Foto: TV Vitória

Comerciantes que trabalhavam no mini shopping atingido por um incêndio na manhã desta quarta-feira (19), na Praia do Morro, em Guarapari, devem se reunir com responsáveis pela administração do estabelecimento para iniciarem um planejamento de reestruturação do centro comercial. A reunião está prevista para esta quinta-feira (20).

Segundo o contador contratado pelos administradores do mini shopping, Guilherme Tarcísio, todo apoio está sendo oferecido aos comerciantes. "Nós estamos dando todo apoio àqueles que trabalhavam lá, que tinham suas atividades anuais. Após essa reunião de amanhã nós iremos saber de cada um qual é a gravidade da situação individual para que a gente possa fazer um planejamento", explicou.

Tarcísio afirmou ainda que discorda da informação de que o shopping funcionava com o alvará de licença vencido. "Pediram o projeto eletrônico e esse projeto foi colocado nas mãos do responsável pelo Corpo de Bombeiros em tempo hábil", garantiu.

Cerca de 70 comerciantes atuavam no mini shopping. Um deles é Marcelo Vasconcelos, que afirma ter perdido tudo. "Segundo informações, não tinha água. Eu cheguei aqui, o fogo estava pegando e eu não vi nada controlado, estava tudo se queimando. A chama só acabou quando não tinha mais nada para queimar. Então você começa a perguntar: que trabalho é esse? E se tivesse vítima lá dentro?", questionou.

Além dos comerciantes, moradores de um prédio de dez andares, vizinho ao centro comercial, foram diretamente afetados pelo incêndio. Um carro que estava no estacionamento e um apartamento no sexto andar foram incendiados. 

Veja a galeria de fotos do incêndio!

Durante o incêndio, houve pânico e correria entre os moradores. Todos tiveram de deixar seus apartamentos e ainda não sabem quando poderão voltar.

"Eu moro no 10º andar. O problema era no terceiro, quarto andar e a gente pensou que estava tudo pegando fogo lá embaixo. Foi sinistro, muito desesperador. Mas agora é esperar. Infelizmente agora é cada um procurando a casa de um amigo, de um parente, para poder tocar a vida", lamentou o síndico do prédio, Alexandre Oliveira.

Prédio que fica ao lado do estabelecimento foi bastante afetado pelo fogo Foto: TV Vitória

Segundo a Defesa Civil de Guarapari, ainda não há prazo para o fim da interdição do prédio. "O edifício, nesse momento, encontra-se totalmente interditado pela Defesa Civil, sem previsão de retorno dos moradores, com acompanhamento também do Corpo de Bombeiros", afirmou o coordenador da Defesa Civil municipal, Romildo Scalzer.

Ainda de acordo com o coordenador, a estrutura do edifício foi afetada e a possibilidade de desabamento não está totalmente descartada. "Em toda ocorrência desse tipo existe risco. São poucas as chances de desabamento, mas a coluna do prédio foi bastante danificada. Além disso, a parte lateral do edifício foi muito afetada e as lajotas da parede ainda devem cair", destacou Scalzer.

Sobre as possíveis causas do incêndio, o Corpo de Bombeiros acha que ainda é cedo para falar sobre o assunto. A expectativa da corporação é divulgar o laudo da perícia em 30 dias. "A perícia está sendo feita sim, porém ainda é muito cedo para falarmos de causa", ressaltou o coordenador do Corpo de Bombeiros de Guarapari, Bruno Tadeu Rigo.

Incêndio

Chamas destruíram totalmente o centro comercial Foto: Reprodução

O incêndio no centro comercial, que funcionava há 17 anos na Praia do Morro, começou no início da manhã desta quarta-feira (19) e rapidamente se espalhou por toda a área do estabelecimento, atingindo cerca de 70 lojas que faziam parte da estrutura. 

Na tarde desta quarta-feira (19) ainda era possível ver chamas no local. Homens do Corpo de Bombeiros usaram mais de 100 mil litros de água para controlar o fogo e tiveram dificuldade para entrar no mini shopping.

Para conter as chamas, o Corpo de Bombeiros de Guarapari precisou do apoio das equipes de Anchieta e Vitória, além do auxílio de caminhões pipas. A Avenida Beira-Mar precisou ser fechada para possibilitar o trabalho dos militares e o trânsito precisou ser desviado.

Pontos moeda