Geral

Confira o mapa da venda de palmito na Grande Vitória

A iguaria pode ser comprada em diversos pontos de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra. Os vendedores se cadastraram nas prefeituras de cada município

 O palmito é um dos principais ingredientes da Torta Capixab Foto: Reprodução/ Idaf

O palmito é um dos principais ingredientes da Torta Capixaba e já está disponível para a compra em vários pontos da Grande Vitória. Os vendedores se cadastraram nas prefeituras e, em todos os municípios a fiscalização acontecerá para que não ocorra a venda ilegal do ingrediente da Torta Capixaba.

Em Vila Velha, a iguaria está disponível para a compra na Rodovia Darly Santos, único espaço autorizado pela prefeitura. A área onde os palmitos ficam expostos para a venda na cidade fica entre a entrada da pedreira Rydiem e o Centro de Operações da Guarda Municipal. 

Este é o terceiro ano em que a venda é concentrada em um único local. A venda está liberada em Vila Velha  todos os dias da semana, sempre das sete da manhã até a meia noite. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) cadastrou 30 vendedores para ocuparem o espaço.

O local tornou-se ponto de ser referência para a população e o fato de o comércio se concentrar em um único espaço facilita a fiscalização da Vigilância Sanitária e permite que a limpeza seja mais eficaz.Para evitar que o produto seja comercializado em outros locais, fiscais da Coordenação de Posturas estão circulando pela cidade para orientar os comerciantes. 

No município da Serra, o ingrediente da Torta Capixaba será vendido in natura em cinco pontos da cidade a partir desta quarta-feira (05). De acordo com a prefeitura da Serra, geralmente, 18 comerciantes se cadastram, sendo que , 13 deles se concentram perto do terminal de Laranjeiras, ao lado de uma rede de supermercados.

Os comerciantes também poderão oferecer o produto perto da entrada de Jardim Limoeiro, na área da feira-livre em Serra-Sede, na entrada de Nova Almeida e na peixaria de Jacaraípe.  Além destes locais, está liberada a venda de palmito em áreas particulares, mas, nestes casos, o comerciante tem que negociar com o proprietário: perto do posto de gasolina em José de Anchieta e na avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

Quem estiver interessado em vender palmito no município da Serra,  deve pegar uma guia na prefeitura, fazer o pagamento da taxa no valor de R$ 189,31  e levar a permissão para ocupação da área. Como o serviço é feito pelos mesmos comerciantes todos os anos e é organizado com antecedência pela prefeitura, não há ocorrências de venda ilegal do produto.

Em Cariacica, as vendas estão liberadas pela Coordenação de Posturas a partir do dia 3 de abril e acontecerão em sete pontos na cidade. O horário, dependendo da região será das 7 às 19 horas ou das 7 às 21 horas. 

De acordo com a prefeitura de Cariacica, 26 vendedores se cadastraram este ano, a maioria vindos da região serrana do Espírito Santo e do sul da Bahia. 

Haverá fiscalização por parte do setor de Posturas e quem estiver vendendo fora das áreas recomendadas será notificado para que retire a mercadoria do local. Caso haja reincidência, haverá apreensão da mercadoria. 

No cadastramento, eles se prontificaram a seguir recomendações de higiene e asseio, além do pagamento de taxa de ocupação de solo, por se tratar de uma atividade comercial ao ar livre. 

E no município de Vitória,  o local reservado para receber os caminhoneiros que trazem o palmito do Nordeste fica  na avenida Dário Lourenço, em Ariovaldo Favalessa, nas imediações do Sambão do Povo, em Vitória. A fiscalização do município é em relação à venda no local adequado. Se houver venda fora do local estabelecido, os vendedores serão notificados para se dirigir às imediações do Sambão. A Polícia Ambiental deve fazer a fiscalização da origem do produto com nota fiscal.  

Confira os locais para comprar palmito na GV

Vila Velha 

Rodovia Darly Santos

Serra 

Perto da entrada de Jardim Limoeiro (ponto de referência: Andaimes Vitória)
Ao lado do terminal de Laranjeiras, próximo ao Epa.
Na área da feira-livre na Serra-Sede
Na entrada de Nova Almeida
Na peixaria de Jacaraípe
Perto do posto de gasolina em José de Anchieta
Na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na área de Dalmerry 

Cariacica

Campo Grande (na BR 262, final da rua da feira, ao lado da Delegacia da Mulher)
São Francisco (altura da Ceasa, na subida do bairro São Francisco)
Itacibá (na Rodovia Governador Sette, ao lado da Caixa)
Jardim América (na BR 262, na entrada do bairro, próximo ao supermercado Epa)

Vitória

Avenida Dário Lourenço, em Ariovaldo Favalessa, nas imediações do Sambão do Povo

Pontos moeda