Geral

Confira os destinos e programações para curtir o feriado em Anchieta

São apresentações teatrais sobre a Paixão de Cristo, praias, montanhas, passeios na cidade e locais para comprar e comer a famosa torta capixaba

No município há diversas praias Foto: Renan Alves/Prefeitura

O feriado da Semana Santa está próximo e quem gosta de conhecer novos lugares pode aproveitar. Em Anchieta, no sul do Estado, haverá festival de torta capixaba, encenação teatral da Paixão de Cristo, além de praias e montanhas para aproveitar. Na sede da cidade também há passeios de barcos até as ruínas jesuíticas pelo Rio Benevente.

A apresentação teatral da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que será apresentada no adro do Santuário Nacional de Anchieta, acontecerá na sexta-feira (14), às 19 horas. De acordo com a prefeitura, cerca de 90 atores irão fazer parte da apresentação, que terá 12 cenas em formato de movimentação com o público. O Santuário, assim como o Museu, ficará aberto durante o feriado.

Há poucos quilômetros dali, também existem praias bucólicas para passar o dia com a família, como as praias Boca da Baleia, Porto Velho, Guanabara, Castelhanos e Ubu. Já o balneário de Iriri, a 5 km do centro da cidade, sediará o 3º Paixão Capixaba – festival de torta capixaba, nos dias 14 e 15. 

 O festival de torta capixaba acontece em Iriri  Foto: Renan Alves/Prefeitura

Segundo a prefeitura, todas as noites irão acontecer apresentações musicais, aulas show com chefs renomados e uma rica gastronomia. Uma praça de alimentação será montada na praia Costa Azul, onde serão comercializados, além da tradicional torta, moqueca de sururu, doces caseiros e outros pratos tradicionais da época. Durante o evento, também será apresentada a peça teatral da Paixão de Cristo. O espetáculo irá acontecer no sábado (15), a partir das 21 horas.

Já no interior, no circuito dos Imigrantes e Vale Viver Corindiba, um pouco mais afastado da cidade, há opções de passeios durante o dia, onde os visitantes podem adquirir produtos confeccionados por associações e famílias de agricultores. No roteiro há restaurantes, pousadas, clubes com piscinas naturais e lojinhas de produtos típicos como massas, doces, defumados, licores e bolos.

A encenação da Paixão de Cristo acontece no Santuário Nacional Foto: Renan Alves/Prefeitura

A prefeitura da cidade informou que o Circuito dos Imigrantes compreende as comunidades de Alto Pongal, Alto Joeba, Simpatia, Córrego da Prata e Dois Irmãos. O acesso é pela BR 101 – sentido Cachoeiro de Itapemirim, em um portal que identifica o roteiro. Já o Vale Viver Corindiba, o acesso é pela mesma BR, mas sentido Vitória. Na localidade de Jaqueira, às margens da pista, há um portal que dá acesso a uma lojinha que comercializa os produtos fabricados na região. O circuito contempla as localidades de Jaqueira, Duas Barras, Dois Irmãos, São Miguel e Olivânia.

Encenação da Paixão de Cristo
Santuário Nacional de Anchieta – Dia 14, às 19h
Praia da Costa Azul, em Iriri – Dia 15, às 21h

Paixão Capixaba
Local: Espaço de Eventos, Praia Costa Azul, em Iriri,
Dias: 14 e 15, a partir das 19h

Pontos moeda