Geral

Ex-morador de rua desce de rapel em ponte que usava como abrigo em Colatina

Seu Sebastião foi convidado a participar da aventura pelo fotógrafo para quem, dois meses antes, ele havia oferecido comida e que já é praticante de rapel há 12 anos

Edson Reis e seu Sebastião desceram de rapel da Segunda Ponte, em Colatina Foto: Isadora Carvalho

O primeiro encontro aconteceu no final de fevereiro, quando o fotógrafo Edson Reis praticava rapel junto com o primo e o sobrinho, na Segunda Ponte, em Colatina, noroeste do Espírito Santo. Na pausa para o almoço, o grupo foi surpreendido pelo vendedor de picolé, Sebastião de Jesus Gomes, que, mesmo morando em uma cabana improvisada debaixo da ponte e vivendo em condições precárias, ofereceu-lhes almoço e abrigo.

Na manhã desta quinta-feira (20), seu Sebastião e Edson se encontraram novamente. E, dessa vez, o ex-morador de rua pôde sentir na pele a mesma adrenalina que o amigo já desfruta há 12 anos: fazer uma descida de rapel.

Na verdade, não foi só uma, mas duas descidas. E o cenário escolhido foi justamente a Segunda Ponte, local onde os dois se conheceram há quase dois meses. "Ele 'se amarrou'. Na primeira vez sempre tem aquele medo, mas, depois da primeira descida, ele disse que queria ir de novo. Só não descemos de novo porque ele tinha consulta com o dentista", contou o fotógrafo.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

Se dessa vez não deu tempo de descer mais vezes, os dois já planejam a próxima aventura. "Estamos programando para descer na ponte de Itapina (distrito de Colatina), que também é um ótimo lugar para se fazer rapel", disse.

Após o medo inicial da primeira descida, Seu Sebastião ficou à vontade e repetiu a dose Foto: Gleisi Kelem

Nas descidas desta quinta-feira, Edson e Sebastião tiveram ainda a companhia de Gleisi Kelem, amiga de Edson e também praticante de rapel, e Regina Carvalho, que se aproximou de seu Sebastião após conhecer a história dele. "Assim como o seu Sebastião, a Regina também nunca tinha descido de rapel e adorou a experiência", disse o fotógrafo.

As descidas aconteceram exatamente na direção da antiga moradia de seu Sebastião. Mesmo não servindo mais de abrigo ao vendedor de picolé, a cabana continua no mesmo local. "Inclusive tem uma casa de maribondos nessa cabana e sofremos com o ataque deles durante a descida", brincou Edson.

Descida aconteceu na direção da cabana onde Seu Sebastião morava até pouco tempo Foto: Isadora Carvalho

Seu Sebastião, que deixou de morar embaixo da ponte para viver em um abrigo, já está em novo endereço. "Ele foi morar na casa de um amigo. Como ele trabalha até muito tarde e os horários do abrigo são muito rigorosos, ele achou melhor procurar outro lugar", explicou o fotógrafo.

Leia também>> Corrente do bem: Morador de rua que ofereceu almoço a fotógrafo ganha abrigo e tratamento dentário

Pontos moeda