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Fundação amplia atendimento para indenizar moradores de Colatina por falta de água

O programa busca ressarcir os impactados de maneira ágil, em comum acordo e sem os trâmites e custos de uma ação judicial

 Atualmente, são três Centros de Indenização Mediada para atendimento aos moradores, nos bairros São Silvano, Centro e Colatina Velha Foto: Divulgação/Governo

Os atendimentos do Programa de Indenização Mediada (PIM) para indenizar os moradores de Colatina afetados pela falta de abastecimento e distribuição de água potável, decorrente do rompimento da barragem de Fundão, serão ampliados no município a partir de segunda-feira (02). O programa busca ressarcir os impactados de maneira ágil, em comum acordo e sem os trâmites e custos de uma ação judicial.

Atualmente, são três Centros de Indenização Mediada para atendimento aos moradores, nos bairros São Silvano, Centro e Colatina Velha. Na próxima semana, um novo espaço começará a funcionar, no bairro Santos Dumont, de segunda a sábado. Além disso, os escritórios do Centro e de São Silvano vão ampliar os horários de atendimento durante a semana, iniciando os trabalhos às 7h em vez de 13h, e também aos sábados, começando às 7h em vez de 9h.

As medidas têm o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento à população, ampliar a possibilidade de horários para os moradores e agilizar o processo de indenização. Até o momento, em Colatina, cerca de 40 mil pessoas já foram atendidas pelo programa. Para realizar o atendimento, basta agendar um horário por meio do 0800 031 2303.  A adesão ao programa é voluntária e gratuita.

Processo mais ágil

Desde o início de abril, o procedimento para ressarcir as pessoas impactadas foi simplificado e, com apenas uma reunião, o morador pode fechar o acordo e sair com o cartão em que será creditado o valor da indenização. Antes, o processo era realizado em duas etapas. Para que o procedimento seja feito em um único encontro, o morador deverá levar a documentação completa e original.

No PIM, para o cálculo da indenização relacionada à água, foi considerado o período de dias que a cidade ficou sem abastecimento, em novembro de 2015, e feita uma avaliação do valor médio das contas de água da população. Baseado nessa avaliação, foi definida a indenização no valor de R$ 880,00 por pessoa, considerando sempre o acréscimo de 10% para vulneráveis. Cada membro da família, inclusive os menores de idade, são indenizados. 

Serviço

Agendamento: 0800 031 2303

Endereços de atendimento:
Centro
Rua Adwalter Ribeiro Soares, 227, Ed. Ramazini
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 7h às 18h

São Silvano
Avenida Sílvio Avidos, 1998
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 7h às 18h

Colatina Velha
Avenida das Nações, 762 (próximo ao Posto Girassol)
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 18h

Santos Dumont (novo)
Avenida Castelo Branco,535
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 18h

Pontos moeda