Geral

Fuzileiros navais treinam em Itaoca antes de embarcarem para missão no Haiti

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) farão uma visita aos militares para acompanharem o treinamento feito pelos fuzileiros navais

As Forças Armadas do Brasil atuaram por 13 anos no Haiti Foto: ​Marinha do Brasil

A partir desta quarta-feira (19), a cidade de Itaoca, no litoral Sul do Espírito Santo, recebe o treinamento final dos 175 fuzileiros navais que fazem parte do 26º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti.

Segundo informações da Marinha do Brasil, os fuzileiros navais irão para o Haiti em maio e ficarão até o mês de outubro na última missão naquele país.  O treinamento acontece entre os dias 19 e 30 de abril e o exercício é realizado duas vezes por ano na região de Marataízes, Itaóca e Itaipava no Espírito Santo, reunindo, além da tropa, meios como helicópteros e blindados.  

O treinamento que se iniciará nesta quarta-feira (19) contará com a presença de representantes da ONU, uma vez que a missão no Haiti está chegando ao fim e o 26º grupamento ficará responsável pela desmobilização da Base de Fuzileiros Navais Rachel de Queiroz. 

O treinamento para a missão é realizado em duas etapas: uma fase de oficinas, quando ocorrem exercícios específicos isolados, e uma segunda etapa em que os militares desenvolvem um tema tático, com simulações a fim de tornar o exercício o mais próximo da realidade vivenciada no Haiti. Nos dias 27 de abril a tropa realizará a maior parte dos exercícios da fase tática como a ação de cerco e vasculhamento, patrulhamentos a pé, mecanizado e motorizado, entre outras atividades.

Após 13 anos atuando em missão de paz no Haiti, as Forças Armadas do Brasil iniciam o planejamento para a saída daquele país situado na costa caribenha. Isso porque o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) concordou, na última quinta-feira (13), pela substituição dos ‘denominados capacetes azuis’ por uma força de caráter policial. 

Pontos moeda