Geral

Greve dos garis continua e feriadão começa com ruas cheias de lixo na Grande Vitória

A greve dos garis teve início na madrugada da última quinta-feira (20). Nas regiões onde são realizadas feiras públicas, os moradores reclamam da quantidade de lixo acumulado

Em vários pontos da Grande Vitória há lixo acumulado Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Ruas da Grande Vitória amanheceram cheias de lixo nesta sexta-feira (21). O motivo é a greve dos trabalhadores terceirizados da limpeza pública, que teve início na madrugada da última quinta-feira (20).

Segundo a categoria, a greve seguirá por tempo indeterminado. Eles pedem reajuste de 20% nos salários, e auxílio alimentação de R$ 600. Atualmente, um gari na Grande Vitória recebe, em média, um salário mínimo.

De acordo com o Sindilimpe, sindicato que representa os trabalhadores, as negociações com o sindicato patronal tiveram início há quatro meses, mas o reajuste oferecido é de 3,19%.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que aguarda que a empresa terceirizada, responsável pela limpeza, cumpra a liminar expedida pela Justiça, que obriga que 70% da coleta de lixo na cidade seja realizada.

Já a Prefeitura de Vitória disse que a Central de Serviços vai trabalhar em regime emergencial para manter a limpeza da cidade durante a greve. Além disso, solicita aos moradores, se possível, que mantenham os lixos dentro de casa, bem acondicionados, até normalizar a coleta. Qualquer emergência deve ser comunicada por meio do Fala Vitória 156. 

Moradores da GV também reclamam da quantidade de lixo gerada durante as feiras Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

A Prefeitura de Cariacica informou que nas negociações da categoria são as empresas contratadas que deverão tomar as providências necessárias.

As produções  da TV Vitória e Folha Vitória não conseguiram localizar nenhum representante do sindicato patronal das empresas de limpeza para comentar o assunto.

Pontos moeda