Geral

Inscrições de candidatos a Cachoeirense Ausente de 2017 estão abertas

O poeta Newton Braga criou a honraria no fim da década de 30 para homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, e até hoje é uma tradição na cidade

O Cachoeirense Ausente nº 1 é tradicionalmente homenageado durante as festividades do Dia de Cachoeiro Foto: ​Reprodução

A prefeitura de Cachoeiro abriu o processo para escolha do Cachoeirense Ausente nº 1 de 2017, título concedido a homens e mulheres, nascidos no município, que residem e se destacam em outras cidades, que são homenageados durante a festa da cidade no mês de junho.

A inscrição deve ser feita por familiares, amigos ou simpatizantes do candidato, mediante a entrega de currículo com dados pessoais e profissionais do concorrente, no Palácio Bernardino Monteiro até o dia 28. A eleição será em 10 de maio, às 8h, na prefeitura.

O processo de escolha será realizado de forma indireta, com votação secreta, por uma comissão composta por representantes de 27 órgãos e entidades sociais do município, conforme define a Lei nº 6.960, de 2014. Em caso de empate, será declarado eleito o candidato com mais idade. 

O título de Cachoeirense Ausente nº 1 foi criado no fim da década de 1930, pelo poeta Newton Braga, como forma de homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, mas que mantinham vínculos afetivos com a terra natal. 

Os eleitos são homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro, em 29 de junho. Em 2016, a honraria foi concedida engenheiro civil ao José Eduardo Moreira, conhecido como Zédu , residente no Rio de Janeiro.

Pontos moeda