Geral

Projeto social ensina artes marciais para crianças e adultos em Cachoeiro

O projeto é coordenado pelo Centro Social ‘Madre Tereza de Calcutá’, da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, e conta com cinco professores voluntários de Muay Thai

O projeto social do Centro Social ‘Madre Tereza de Calcutá’, em Cachoeiro, atende 57 alunos, de crianças até idosos Foto: ​Divulgação

Um projeto desenvolvido pelo Centro Social ‘Madre Tereza de Calcutá’, da Pastoral Social da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro oferece aulas gratuitas de Muay Thai para crianças e adultos do município. Hoje, 57 crianças com idades mínima de sete anos até idosos são atendidos pelo projeto.

As aulas de artes marciais são coordenadas há seis meses pelos professores Ícaro Leonardo Alves Veiga e Renato Fiorese, que contam ainda com outros quatro professores voluntários: Jhonatan Ramos, Rodrigo Leandro Oliveira, Anderson Ananias e Roberto Oliveira. 

“Trabalhamos e focamos na disciplina, respeito e inclusão social desses alunos, e descobrimos o talentos deles em competições”, explica Ícaro. As aulas são realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, na Matriz Velha.

Para participar, o interessado deve preencher os requisitos necessários, e passará por uma equipe técnica para avaliar se está apto para praticar os exercícios. “A inscrição é gratuita, mas o inscrito deve ter compromisso de presença, pois nosso espaço é pequeno e o aluno com muitas faltas dará vaga a outro”, continua o professor.

No último fim de semana, os alunos do projeto, que integram a equipe Top Team, participaram da primeira competição, e voltaram para casa com bons resultados. “Participamos na Serra da 5ª Copa Serrana, e levamos oito atletas. Apesar de termos seis meses de treino, tivemos um resultado positivo. Cinco atletas foram campeões, dois conquistaram o segundo lugar e um ficou com a terceira colocação”, ressalta Ícaro.

Segundo o professor, a equipe está no caminho certo. “Tenho certeza que estamos, e que vamos ter muitos talentos revelados no projeto. O nosso próximo campeonato será no dia 7 de maio, em Castelo, e já temos 11 inscritos. Estamos agora buscando apoio para aquisição de novos materiais e aumentar nosso tatame”, completa o professor.

Centro Social

No último fim de semana, os alunos do projeto participaram da primeira competição, Copa Serrana, na Serra, e conquistaram importantes resultados Foto: ​Divulgação

O Centro Social ‘Madre Tereza de Calcutá’, da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, foi criado em 1999, com a missão de ser um serviço da caridade junto às pessoas em situação de risco social. Desde a fundação o centro, coordenado por Andréia Barboza Almeida, atende em média 350 pessoas por mês, e conta uma equipe de voluntários formada por: médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas, advogados, professores, costureiras, artesãs, entre outros.

‘Madre Tereza de Calcutá’ integra a Pastoral Social, e tem como objetivo: prestar atendimento, acolher e acompanhar as famílias das comunidades em situação de vulnerabilidade social; promover gestos concretos da Campanha da Fraternidade; incentivar ações de solidariedade; garantir a dignidade de quem que se encontra em vulnerabilidade social; motivar o atendimento clinico e psicológico par aumentar a autoestima e combater a exclusão social; e desenvolver e apoiar projetos de trabalho e geração de renda para as famílias em vulnerabilidade social.

O projeto é mantido por meio dos voluntários, que dedicam parte de seu tempo aos que vem buscar apoio, e pelos recurso financeiros obtidos da venda do bazar, de patrocínios e doações de benefícios.

Pontos moeda