Geral

Quase 970 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe no Espírito Santo

Campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza começa no próximo dia 17 e segue até 26 de maio. Entre o público-alvo estão idosos, crianças, gestantes, entre outros grupos

Campanha nacional de vacinação contra a gripe vai começar no próximo dia 17 Foto: Reprodução/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende imunizar cerca de 970 mil pessoas em todo o Espírito Santo durante a campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza - causador da gripe -, que começa no próximo dia 17 e segue até 26 de maio. No dia 13 de maio, será realizado o Dia D da campanha, com um grande mutirão de vacinação.

Para a campanha, o Ministério da Saúde deve enviar ao Espírito Santo 1.065.500 doses de vacina. A previsão é de que as primeiras 240 mil, ou seja, 23% do total, comecem a chegar na próxima segunda-feira (10).

Um caso de gripe H3N2 e dois de Influenza B, confirmados nesta semana no Estado, levaram a secretaria a intensificar os preparativos para a campanha nacional de vacinação contra os vírus causadores dos dois tipos de gripe, que podem, inclusive, levar o paciente à morte.

A meta da Sesa é vacinar 968.615 pessoas do público alvo, ou seja, quem tem 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças com idade entre 6 meses e 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; portadores de doenças crônicas; e funcionários do sistema prisional. Este ano também serão incluídos professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, lembra que, no ano passado, o objetivo da Sesa era atingir, com a vacina, 849.659 pessoas do público alvo. No entanto, foram imunizadas 986.945, ou seja, mais do que a quantidade prevista para este ano.

Pontos moeda