Geral

Referência turística na Semana Santa, conheça a origem da Ilha das Caieiras

A Ilha das Caieiras localiza-se geograficamente ao norte e a oeste com a Baía Noroeste de Vitória, ao sul e a leste com os bairros de Santo André e São Pedro

Ilha das Caieiras é um dos locais mais procurados no Espírito Santo no período de feriado de Semana Santa Foto: Divulgação/Prefeitura

A Ilha das Caieiras é um dos locais mais procurados no Espírito Santo no período da Semana Santa. Isso porque a culinária na região é referência com alimentos típicos da época. Mas afinal, você já se perguntou o motivo do nome da ilha mais famosa da Grande Vitória?

Historicamente, a expressão “caieiras” significa fábrica de cal ou forno onde se calcina a pedra calcária para se fazer a cal. O palavra no plural sugere a disseminação de fornos dedicados a essa atividade na região,além de estar nas proximidades da Ilha da Cal.

Entretanto, não há notícias de jazidas de calcário em rocha na Ilha das Caieiras que pudessem fornecer a matéria-prima para a fábrica de cal. O material, nesse caso, vinha das ostras abundantes no lugar e em sua vizinhança. Produzida em grande quantidade, a cal era ensacada e levada em barcaças para a Estação Vitória-Minas, sendo exportada para várias regiões do Brasil.

Localização

A  Ilha das Caieiras localiza-se geograficamente ao norte e a oeste com a Baía Noroeste de Vitória, ao sul e a leste com os bairros de Santo André e São Pedro. Faz parte do complexo demográfico da “Grande São Pedro”, que compreende 10 bairros. O nome tem suas origens em dois fatores característicos: um geográfico e outro histórico.

Geograficamente, no início de sua ocupação, a área estava cercada por mangues que por ocasião das marés altas lhe conferia um aspecto insular.

Ocupação

A ocupação desordenada do complexo demográfico da Grande São Pedro afetou diretamente a Ilha das Caieiras, provocando uma grande deterioração nos aspectos naturais da área, principalmente a degradação do mangue, reduzindo-se a fonte de alimentos dos organismos naturais e consequentemente a qualidade de vida da população.

O bairro possui uma parte baixa próxima ao mangue, que corresponde a maior área ocupada e uma parte alta chamada de Morro da Ilha que teve uma ocupação mais recente após a retirada de terra para a urbanização dos bairros da Grande São Pedro, e hoje caracteriza por um loteamento.

Os moradores que residem na parte baixa são os pioneiros e filhos dos primeiros habitantes. Já na parte alta residem os novos ocupantes, que vieram de São Pedro, outros bairros de Vitória e municípios vizinhos em busca de uma casa própria.

A maioria das casas é própria, de alvenaria, muitas ainda por acabar. O abastecimento de água atinge a maior parte das casas, seja de forma oficial ou clandestina, porém o sistema é insuficiente, uma vez que no verão há um déficit no abastecimento. Para atenuar este problema várias casas utilizam como reservatório de água, tonéis de latão, normalmente sem tampa e em condições precárias.

Quanto as relações de trabalho dos chefes de família, as principais ocupações profissionais são de pesca, de serviços gerais, de serviço militar, de empregada doméstica, construção civil e comércio. A renda média familiar mensal é de 1 a 2 salários mínimos.

Veja abaixo a localização da Ilha das Caieiras e aproveite o feriado!

Pontos moeda