Geral

Trump sinaliza possibilidade de ações militares contra a Coreia do Norte

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente norte-americano, Donald Trump, deixou aberta a possibilidade de uma ação militar dos EUA contra a Coreia do Norte em uma entrevista que será exibida neste domingo pela emissora CBS, acrescentando que "não ficará feliz" se Pyongyang realizar outro teste militar. "Se ele fizer um teste nuclear, eu não ficarei feliz", disse Trump, referindo-se ao líder norte-coreano Kim Jong Un, em uma entrevista realizada no sábado, mas que será veiculada hoje. Questionado se ele estava se referindo a uma ação militar, Trump disse: "Eu não sei, quero dizer, nós veremos".

No entanto, o chefe da segurança nacional da Casa Branca, tenente-general H.R. McMaster, sugeriu em uma entrevista separada que o próximo passo da administração norte-americana seria pressionar por sanções internacionais mais severas contra a Coreia do Norte, enquanto "operações militares" seriam preparadas, para o caso de "serem necessárias".

Ele afirmou que o desenvolvimento de armas nucleares pelos norte-coreanos "é algo que sabemos que não podemos tolerar em termos de risco para o povo americano", disse McMaster ao canal Fox. O tenente acrescentou que a administração preferia trabalhar com outras nações, incluindo a China, para aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte para "resolver a situação sem ação militar".

Fonte: Dow Jones Newswires

Pontos moeda