Geral

Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira em São Mateus

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos

A vacinação começa nesta terça-feira Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (18), começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe em São Mateus. A ação vai até o dia 26 de maio, e o dia de mobilização nacional, o “Dia D” está marcado para o dia 13 de maio (sábado) em todas as Unidades de Saúde do município, no período de 8h às 16h.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

A estimativa do município é vacinar mais de 25 mil pessoas do público alvo, sendo que este ano a novidade da campanha é inclusão dos professores da rede pública e privada nesse público, com direito a receber a imunização gratuitamente pelo SUS.

O grupo prioritário de vacinação é composto por idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), povos indígenas, doentes crônicos ou que comprometam a imunidade (com laudo), gestantes, portadores de condições especiais (com laudo), pessoas privadas de liberdade (detentos), funcionários do sistema prisional, mães com até 45 dias após o parto, e jovens e adolescentes (12 a 21 anos) em medida socioeducativa.

Além disso, estão inclusos professores da rede pública e privada, que devem comparecer a Unidade de Saúde com uma declaração emitida pela instituição de ensino comprovando sua atuação e apresentar documento de identidade.

Essa população alvo está estimada em 25.316 pessoas, a meta é vacinar 90% do público elegível para a campanha no município. Vale destacar que a vacinação é gratuita e altamente eficaz no combate à gripe.

A partir desta terça-feira (18), a vacina estará disponível nas seguintes Unidades de Saúde:

- US3
- Guriri
- Bonsucesso
- Santo Antônio
- Pedra d'Água
- Nestor Gomes (Km 41)
- SEAC
- Ideal
- Sernamby
- Cohab
- Vila Nova
- Nova Aymorés (KM 35)

Pontos moeda