Geral

Veja os serviços afetados com a greve geral na Grande Vitória nesta sexta-feira

Os Shoppings da Grande Vitória afirmam que o funcionamento dos estabelecimentos será normal. Nas escolas particulares, o funcionamento dependerá da orientação de cada diretor

Os coletivos não vão circular nesta sexta-feira Foto: Iures Wagmaker ​

Uma greve geral, convocadas por centrais sindicais de todo o país, contra a reforma trabalhista e a reforma da Previdência, acontece nesta sexta-feira (28).

Os Shoppings da Grande Vitória afirmam que o funcionamento dos estabelecimentos será normal. Nas escolas particulares, o funcionamento dependerá da orientação de cada diretor. No entanto, várias categorias do Estado já aderiram ao movimento.

Veja os principais serviços que devem ser afetados:

>> Ônibus: O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Edson Bastos, afirma que os coletivos não vão sair das garagens. Uma assembleia foi realizada na noite da última quinta-feira (26), e categoria decidiu aderir ao movimento. No entanto, a Justiça do Trabalho ainda vai analisar o caso, já que empresários de transporte teriam impetrado uma ação para que 100% esteja circulando.

>> Agências bancárias: Foi aprovado em assembleia que a categoria vai aderir à greve geral, na próxima sexta-feira (28), por isso, só haverá atendimento ao público na terça-feira (2).

>> Correios: Os trabalhadores dos Correios entraram em greve por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (27), em todo o país, e devem participar dos atos realizados em Vitória.

>> Escolas públicas: De acordo com o sindicato dos trabalhadores em educação pública do Espírito Santo, não haverá aulas nesta sexta-feira (28).

>> Escolas particulares: De acordo com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), o funcionamento das instituições ficará a critério de cada diretor. 

>> Sindicomerciários-ES: O sindicato dos trabalhadores em comércio do Espírito Santo manifestou apoio à greve geral, porém, não pôde garantir se as lojas estarão de portas abertas ou fechadas. A orientação do sindicato é que os trabalhadores participem das manifestações.

>> Portuários: Os portuários de todas as categorias, não somente do SuportES, aderiram a greve geral desta sexta-feira (28). 

>> Sindisaúde-ES:  O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde-ES) também participará da Assembleia Geral Unificada e do ato público contra a Reforma da Previdência e Trabalhista. 

>> Sindijudiciário-ES: O Sindicato dos Judiciários também participa do ato contra as reformas da previdência e trabalhista e convoca todos os servidores. 

>> Servidores Públicos de Vitória: O sindicato da categoria vai aderir à greve geral. As manifestações estão previstas para acontecer às 07h, na frente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

>> Servidores Públicos de Vila Velha: O sindicato da categoria vai aderir à greve geral e os servidores não trabalham na sexta-feira (28).   

>> Aeroporto: As atividades dos terminais serão monitoradas, visando a garantir atendimento ao passageiro. A direção da Infraero e servidores da sede realizarão plantão especial para a data, voltado para as atividades sob responsabilidade da instituição. Para esclarecimentos sobre a programação dos voos, a empresa recomenda o contato com a companhia aérea emissora do bilhete correspondente. Pilotos e comissários de voo de todo País já estão em estado de greve. 

>> Metalúrgicos: O Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal-ES) vai aderir ao movimento e os trabalhadores não vão trabalhar na próxima sexta-feira (28). O sindicator orienta ainda que os trabalhadores da categoria participem das manifestações; 

>> Fecomércio=ES: A Federação do Comércio do Espírito Santo divulgou um comunicado recomendando aos empresários que mantenham o funcionamento normal dos estabelecimentos. 

>> Shoppings: Os shoppings da Grande Vitória continuam com o funcionamento normal nesta sexta-feira (28).  

Pontos moeda