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Aeroporto de Vitória tem defeito em equipamento que auxilia pousos por instrumentos

A informação foi confirmada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), empresa responsável pela manutenção do instrumento

O glide slope é um equipamento de sistema de pouso por instrumento, conhecido como ILS, que fornece precisão para navegações aéreas Foto: Divulgação

O glide slope do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, está fora do ar há cerca de quatro meses. Trata-se de um equipamento de sistema de pouso por instrumento, conhecido como ILS, que fornece precisão para navegações aéreas. A informação foi confirmada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), empresa responsável pela manutenção do instrumento.

O equipamento garante aos pilotos de aeronaves a abertura de um feixe que apresenta o eixo da pista para que, em situações de condições meteorológicas adversas, o pouso possa ser feito da forma mais precisa possível. "O glide slope nos dá um perfil de destino ideal para não colidir em obstáculos", diz um piloto que prefere não se identificar.

Segundo o piloto,o Aeroporto de Vitória pode operar normalmente mesmo que o equipamento esteja danificado ou em manutenção. "O que acarreta é que os mínimos para o piloto prosseguir pouso ficam maior não dando um a precisão na vertical. Na chamada MDA, que é a altitude mínima de descida, o piloto já teria que avistar a pista, mas caso não veja, deve arremeter", comenta.

"Quanto se tem o ILS completo, inclusive com o glide slope, os pilotos têm a MDA mais baixa, ou seja, mais próxima do chão. O perfeito funcionamento do equipamento garante uma alta precisão. É um equipamento caro e que realmente costuma apresentar problemas e entra em manutenção. Para se ter uma ideia, com funcionamento perfeito do ILS, o piloto pode chegar a 310 pés, mas com restrições, há uma correção para cerca de 480 pés", afirma o piloto.

Por meio de nota, a Infraero disse que o Aeroporto de Vitória dispõe de outros equipamentos de auxílio à navegação aérea e de procedimentos RNAV (navegação por satélite) que permitem a operação em situação de mau tempo, de acordo com os requisitos mínimos, desde que o piloto seja habilitado e a aeronave homologada para voo por instrumentos e/ou navegação por satélite. Ainda segundo a empresa, as peças para reparo do glide slope estão em processo de aquisição pela Infraero.

Voos cancelados

Na última segunda-feira (22), o Aeroporto de Vitória amanheceu lotado e dois voos foram cancelados por conta do mau tempo. Passageiros informaram que voos estão atrasados, mas de acordo com informações passadas pela Infraero, a operacionalidade do aeroporto está sendo normalizada. 

Já no último domingo (21), devido ao tempo chuvoso, o Aeroporto de Vitória foi fechado para pousos e decolagens e mais de 40 voos foram cancelados. A Infraero orienta os passageiros a consultarem por telefone sua companhia aérea antes de vir para o aeroporto, para saber a situação de seu voo.

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