Geral

Campanha de vacinação contra a gripe será intensificada em Colatina

Nos últimos dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a meta para este ano é vacinar 90% de cada grupo prioritário do município

A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde Foto: Divulgação/Governo

A Campanha de Vacinação contra a Gripe está sendo reforçada no município de Colatina. Devido à baixa cobertura, o Ministério da Saúde resolveu prorrogar a campanha para até o dia 9 de junho e, com isso, os colatinenses que ainda não procuraram os postos de saúde terão a chance de tomar a vacina. 

De acordo com a coordenadora Municipal de Imunização, Deisielli Zuccoloto Forniciari, nos últimos dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a cobertura vacinal no município para cada grupo prioritário atingiu 72,79% das crianças, 87,98% das gestantes, 98,52% dos trabalhadores da Saúde, 95,77% das puérperas e 90,06% dos idosos. A meta para este ano é vacinar 90% de cada grupo. 

O quantitativo de doses de vacinas recebidas é para atender aos grupos prioritários que têm mais chances de ter a doença agravada. Importante ressaltar que esta Campanha começou imunizando apenas os idosos e hoje já tem um grupo prioritário maior, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a abaixo de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de Saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, e professores. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. 

Neste ano, os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação. Estão sendo vacinados os que que atuam em salas de aula nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar. É necessária a apresentação de declaração emitida pela escola.

Pontos moeda