Geral

Famílias ocupam prédio da União abandonado no Centro de Vitória

O prédio era sede do antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI) e chegou a ser utilizado pela Sesa como Centro Regional de Especialidades

Integrantes do movimento disseram que só estão procurando um lugar para morar Foto: Leitor | WhatsApp TV Vitória

Após serem expulsas de terreno particular, em Vitória, e desocuparem casa do cidadão, famílias passaram a ocupar o prédio da união abandonado no centro da capital. Cerca de 300 pessoas estão morando no local desde o final da tarde de sábado (6). 

O prédio era sede do antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), e pertence à União. Ele chegou a ser utilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como Centro Regional de Especialidades, mas foi devolvido em 2010.

Integrantes do movimento disseram apenas que buscam um lugar para morar e que, mesmo depois de algumas reuniões com representantes da prefeitura e da união, não houve uma proposta concreta para a solução do problema.

A reivindicação é a mesma da época em que ocuparam uma área particular, conhecida como fazendinha, localizada na região da Grande São Pedro, também em Vitória. Há pouco mais de um mês eles se organizaram e até demarcaram lotes. 

Após uma ordem judicial de reintegração de posse, eles foram expulsos e resolveram ocuparam a casa do cidadão, em Maruípe, também na Capital, e deixaram o espaço depois de um acordo com a prefeitura. Esse é o terceiro local ocupado pelo movimento.

A equipe da TV Vitória tentou contado com a União, mas até o fechamento da reportagem não teve retorno.

Pontos moeda