Geral

Festa do Divino Espírito Santo começa neste sábado em Viana

Os festejos em honra ao Divino Espírito Santo são a única manifestação cultural açoriana remanescente no município e que começam já neste sábado (27) e seguem até o dia 04 de junho

A festa acontece na Igreja Matriz de Viana Foto: Divulgação/Prefeitura

A cidade de Viana se prepara para comemorar a festa de Pentecostes. São 200 anos de tradição que, junto à fé, se transforma em uma das festividades mais importantes da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Os festejos em honra ao Divino Espírito Santo são a única manifestação cultural açoriana remanescente no município e que começam já neste sábado (27) e seguem até o dia 04 de junho.

No próximo sábado (27), às 19h30, os devotos se reúnem na igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição para a santa missa. A programação continua no domingo (28), com diversas atrações, entre elas, às 09h30, a 1ª Cavalgada Beneficente, além de exposição de carros antigos, missa, leilão, barracas, roletas, moda de viola, apresentação de banda de congo ‘Beatos de São Benedito’ de Vila Velha e show com Ernesto Mathias. 

Segundo a coordenadora da comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, Edna Regina Pilon, a cada ano a festa fortalece mais os laços de união. “É importante o povo estar atento a essa tradição que, neste ano, completa 200 anos de história. Como todos os anos, o nosso objetivo é que seja uma festa bonita, de muita fé e que o público possa prestigiar esse evento maravilhoso tão importante para o povo vianense”, explica.

Ainda segundo Edna, o dia oficial da festa é o domingo de Pentecostes, que este ano será no dia 04 de junho. Neste dia, às 05h da manhã, começa a Alvorada com a participação da Banda Lira Euterpe Vianense e Banda de Congo Nosso Paraíso. Na programação, o público poderá participar da missa solene, almoço comunitário, dança folclórica, desfile cultural religioso, Ação entre Amigos e encerramento da festa com show Católico com a Banda Ciros.

Edna explica que, neste ano, a história do jubileu de 200 anos será contada em um desfile cultural. “Neste ano vamos ter o desfile religioso cultural e histórico com o tema '200 anos de caminhada, fé e tradição em uma colina histórica' que tem o objetivo de resgatar a história e cultura do povo vianense através de suas tradições religiosas, onde será possível conhecer e refletir sobre as experiências históricas vividas, a fim de valorizar e manter vivo entre nós exemplos de nossos antecessores”, explica.

O espetáculo será apresentado por 12 alas temáticas com a participação de todas as comunidades, setores pastorais e movimentos da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Viana, que acompanhados de elementos cênicos, indumentária temática e performance de teatro e dança, apresentarão ao público os fatos marcantes da história cultural e religiosa do município de Viana.

Os fatos são inspirados na obra do escritor Heribaldo Lopes Balestrero, ilustre filho vianense conhecido como "Seu Libau", historiador, jornalista e grande investigador de temas históricos com as quais muito contribuiu para o esclarecimento e construção da história de Viana e do Espírito Santo. O evento conta com o apoio e participação de comunidades, pastorais, movimentos paroquiais e membros engajados. A apresentação será no dia 04 de junho, às 15 horas, em frente à colina da igreja Nossa Senhora da Conceição.  

Confira a programação completa:

27 de maio (sábado)

19h30 – Missa
21h – Lançamento da Revista Histórica e inauguração do busto do Monsenhor Rômulo Neves Balestrero
22h – Show Sinfonia da Mata

28 de maio (domingo)

09h – Exposição de Carros Antigos
09h30 – 1ª Cavalgada Beneficente
10h – Missa
12h – Almoço – Show com Wall Barcelos e Rogério – Moda de Viola
13h – Leilão, barracas e roletas
19h – Banda de Congo – Beatos de São Benedito de Vila Velha
20h – Show com Ernesto Mathias

29 a 1º de junho

19h30 – Missa diária

02 de junho (sexta)

19h30 – Missa
21 h – Show com Maurinho e Renato - sertanejo e forró  

03 de junho (sábado)  

18h30 – Procissão pela cidade
19h30 – Missa
21h – Show Alma de Vanera (forró)
23h – Show com João Felipe e Rafael (sertanejo)

04 de junho (domingo)

05h – Alvorada com Banda Lira Euterpe Vianense e Banda de Congo Nosso Paraíso
07h – 1ª Pedal Beneficente de Viana
09h – 1ª Motociata Beneficente de Viana
10h – Missa solene D. Luiz Mancilha Vilela
12h – Almoço comunitário e show com Rogério Palassi (MPB)
13h30 – Dança Folclórica – Ticumbi – CIA de Dança Andora – Ufes
15h – Desfile Cultural Religioso – 200 anos de Caminhada, Fé e Tradição em uma Colina Histórica
18h – Ação entre amigos e sorteio do Imperador e da Imperatriz de 2018
19h30 – Encerramento da Festa com Show Católico Banda Ciros

Pontos moeda