Geral

Grande Vitória registra dobro do volume de chuva esperado para todo o mês

Segundo o Incaper, índice pluviométrico na região metropolitana, de sábado até segunda-feira, chegou a 130 milímetros. Vila Velha foi o município mais atingido

Grande Vitória foi a região do Estado mais atingida pela chuva Foto: Thamiris Guidoni

O volume de chuva que atingiu a Grande Vitória de sábado (20) até esta segunda-feira (22) chegou a 130 milímetros, o que corresponde a quase o dobro do esperado para a região metropolitana durante todo o mês: 75 milímetros. As informações são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

"O volume acumulado na Grande Vitória até agora foi o de maior registro, já que nas outras áreas do Estado tivemos chuvas menos intensas", destacou o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos.

Segundo o instituto, Vila Velha foi o município mais atingido da região. Houve alagamentos e casas foram interditadas na cidade. Um dos imóveis sob risco, segundo a Defesa Civil do município, fica em Vale Encantado. O órgão teme que ocorra deslizamento de terra no local.

"Foi feito o corte de talude de forma irregular para construção. Normalmente a população que faz a auto construção, ou seja, que constrói por conta própria, quando vai construir no morro corta a terra em 90 graus. Isso é certeza: amanhã ou depois vai cair", destacou o assessor adjunto da Defesa Civil de Vila Velha, Augusto Bandeira.

O casal que mora na residência e a filha deles, de 7 anos, foram orientados pelos agentes do órgão a permanecer no imóvel apenas durante o dia. "O melhor é que a gente vá para a casa de amigos, porque à noite a gente está dormindo e acaba não tendo a mesma espectativa de reação se acontecer alguma coisa", disse a dona da casa, a cabeleireira Selma Araújo.

Em um condomínio em Jabaeté, na região da Grande Terra Vermelha, moradores relatam que a chuva trouxe de volta problemas de sempre: vazamentos, infiltrações, caixa d'água quebrada, esgoto retornando pelo ralo e risco de choque elétrico. 

Pelas previsões do Incaper, a chuva permanece no Espírito Santo até a próxima quinta-feira (25). "Essas nuvens começam a se dissipar a partir de sexta-feira e, já para o final de semana, o tempo deve ficar ensolarado, com tendência de aumento gradativo das temperaturas máximas", frisou Hugo Ramos.

Precauções

Segundo a Defesa Civil, casa em Vale Encantado está em situação de risco Foto: TV Vitória

Além das áreas de risco, com a chuva outra preocupação da Defesa Civil de Vila Velha é a quantidade de lixo lançada de forma inadequada nas ruas do município. 

"A gente pede à população que não jogue lixo nas ruas. Numa época dessas de chuva, quando se sabe que pode ter muita água na rua, essa água vai correr para a boca de lobo, que pode ficar tampada com o lixo e prejudicar muita gente. Também não se deve jogar lixo em enconstas, que são áreas de deslizamentos. E nos canais, nem pensar", ressaltou Augusto Bandeira.

O assessor da Defesa Civil também orienta moradores de áreas de risco a manterem-se vigilantes. "Tempo de chuva sempre é muito perigoso. Então deve-se observar trincas na casa, árvores que por ventura já estejam deitadas ou algum poste que já esteja se deitando. Qualquer problema, ligue para a Defesa Civil, no 199. E se sentir que é mais complicado, vá para a casa de parentes, feche a casa, desligue a luz, feche o gás da cozinha e se prepare para esse evento", orientou.

Outros municípios

Em Vitória, a Defesa Civil informou que dois imóveis foram interditados no bairro Conquista, durante o fim de semana. Em Nova Palestina, uma árvore caiu sobre uma casa, mas ninguém se feriu.

Na Serra, a Defesa Civil atendeu seis ocorrências, na noite de domingo (21), relacionadas a deslizamento de terra, queda de árvores e alagamento. Já as prefeituras de Cariacica e Viana informaram que não houve nenhuma ocorrência por causa da chuva.

Pontos moeda