Geral

Homem fica soterrado após desabamento de muro em Gurigica

O homem teve ferimentos leves e foi socorrido por um sobrinho. Após chuva, o município de Vitória tem 25 áreas de risco e 257 pontos são monitorados pela Defesa Civil

A casa foi interditada e a família se abrigou em uma igreja  Foto: TV Vitória

A chuva parou, mas municípios capixabas ainda contabilizam prejuízos. Em Vitória, são 25 áreas de risco e 257 pontos monitorados pela Defesa Civil. Um muro desabou e destruiu parte de uma casa no bairro Gurigical. Um morador do local ficou coberto pelos escombros na madrugada desta terça-feira (23). 

A cozinha e o quarto do casal foram os cômodos mais atingidos da casa do empilhador Adroaldo Oliveira Rocha. "Foi um momento muito difícil da minha vida. Eu praticamente nasci de novo, a mão de Deus que me segurou naquele momento porque quando eu assustei eu já estava debaixo das paredes. Fiquei com a perna machucada", disse.  

Além de Adroaldo, a mulher dele também dormia no quarto na hora do deslizamento. O casal foi socorrido pelo sobrinho Mateus Ribeiro, de 20 anos, que também mora na residência. Ele havia acabado de chegar do trabalho e se preparava para tomar banho quando socorreu os tios. 

"Eu só tive a reação mesmo de procurar ajudar a alguém que estava machucado, a minha família. Mas eu sabia que seria o meu tio porque eu sei que ele dormia naquele canto que desabou ". 

A esposa de Adroaldo, a dona de casa Neides Rodrigues Ribeiro, acompanhou o desespero do marido que ficou soterrado. Ela tentou ajudar o marido, falou com ele e ajudou o sobrinho. 

"Ele estava soterrado mais ou menos até o pescoço. Então eu pedi para ele levantar e ele falava: 'me tira, me ajuda. Me tira daqui'. Mas ele falava muito baixinho. Então e o meu sobrinho começamos a tirar os pedaços da casa que estava em cima dele e conseguimos tira-lo".  

Depois do desabamento, a Defesa Civil de Vitória interditou o imóvel. "Trata-se de uma área particular e os proprietários agora irão tomar as medidas necessárias para poder recuperar aquela área", afirmou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno. Depois da interdição, a família carregou o que pôde para uma igreja perto de casa onde está abrigada.

Situação da Grande Vitória

Os órgãos de Defesa Civil dos municípios da Grande Vitória informaram, por meio de nota, a situação das cidades da região metropolitana. De acordo com a prefeitura da Serra, nesta terça-feira (23), 16 áreas de risco foram mapeadas e são monitoradas pela Defesa Civil.

Em Cariacica, a situação é semelhante em 38 locais.

Já em Vitória, nas 25 áreas de risco, há 257 pontos onde os agentes estão monitorando.

E em Vila Velha são 17 bairros com registro frequente de enxurradas e alagamentos e outros nove locais de encostas com risco de deslizamento de terra.  

Pontos moeda