Geral

Ilha da Luz será transformada em parque urbano em Cachoeiro de Itapemirim

O parque contará com calçadão para caminhada, trilhas ecológicas, ciclovias e decks. O local receberá tratamento paisagístico e terá sua área verde recuperada

A concessionária compensará o município por ter instalado a Pequena Central Hidrelétrica no município Foto: Divulgação/Prefeitura

Toda o local conhecido como Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, será transformado em um parque urbano. O projeto está em fase final de definição e foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), a partir de esforço conjunto da prefeitura, do Poder Judiciário no município e da BRK Ambiental, concessionária de serviços de água e esgoto.

Calçadão para caminhada, ciclovia, trilhas ecológicas e decks para visualização dos encachoeirados do rio Itapemirim estão entre os atrativos que serão criados na Ilha da Luz, que receberá tratamento paisagístico e terá sua área verde recuperada com base em diagnóstico apresentado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). 

Para isso, serão removidas as pavimentações asfálticas e as construções existentes, como o pavilhão, a escola municipal Mario Augusto Rocha e as instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Juntas, essas edificações chegam a 9 mil m², aproximadamente.  

Permanecerá apenas o prédio que hoje abriga a sede da Guarda Municipal, que integrará a estrutura local de segurança.  Os alunos da unidade Mario Augusto Rocha serão transferidos para unidades de ensino na mesma região geoescolar, como a supercreche do bairro Village da Luz, prevista para funcionar em 2018, e a escola municipal Sandra Monteiro Vargas Piassi, no bairro Aquidaban, que passará por ampliação. O próximo endereço da Semdes ainda está sendo definido.  

A execução das obras se dará com a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), intermediado pelo promotor Wagner Eduardo Vasconcellos, da 14ª Promotoria de Justiça Cível, com participação do juiz da 1ª Vara da Fazenda, Robson Louzada.  

Por meio desse acordo, a concessionária compensará o município por ter instalado a Pequena Central Hidrelétrica (PCH). Nesta semana, a planta do parque foi apresentada ao prefeito Victor Coelho, em seu gabinete, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Mário Louzada.  

"Poucas cidades têm uma área tão rica em natureza e beleza dentro do perímetro urbano como nós temos. Esse projeto representa a realização de um sonho da sociedade cachoeirense, que há anos espera a reabertura da Ilha da Luz como área exclusiva para esportes e lazer", disse o prefeito. 

Pontos moeda