Geral

Moradora de Colatina vende trufas para realizar sonho de entrar na faculdade

A jovem, de 24 anos, tem o sonho de ser advogada e encontrou na venda de doces uma alternativa para conseguir o dinheiro que precisa para pagar a faculdade

Samyla tem o sonho de cursar direito Foto: ​Reprodução/Facebook

Uma caixinha de isopor com trufas, disposição e muita força de vontade. Isso é tudo o que uma jovem de Colatina, região noroeste do Estado, precisa para correr atrás de um sonho. Todos os dias, Samyla Menas, de 24 anos, sai às ruas para vender trufas de chocolate, fabricadas por ela e a irmã. O dinheiro das vendas é mais do que um complemento de renda no final do mês, é o primeiro passo do longo caminho da graduação. 

De família humilde, a jovem quer ser a primeira de casa a entrar em uma faculdade e já escolheu até a profissão: pretende ser advogada.

"Eu sempre quis trabalhar em algo que pudesse ajudar alguém. Eu escolhi do Direito porque hoje o mundo está tão injusto, sabe? Está precisando de pessoas que lutem e que possam defender quem precisa. É isso que eu quero, poder ajudar"

Segundo ela, os familiares nunca tiveram condições para cursar o ensino superior e, quando decidiu o que queria, eles não sabiam como motivá-la. "Eu sempre quis entrar na faculdade, mas a minha família nunca teve condições de pagar. Até então, ninguém conseguiu ingressar em uma instituição de ensino superior, e acho que por isso, não souberam como me motivar também. Sempre ficava frustrada pensando que nunca ia conseguir, até que conheci uma pessoa que me incentivou e acendeu esse sonho dentro de mim de novo", conta.  

Essa pessoa é o pastor Marco Antônio, que contou para ela a história de uma outra jovem que pagou o curso vendendo doces. Depois disso, ela começou a colocar a mão na massa e há quase uma semana sai de casa determinada e com a meta de vender ao menos 20 trufas por dia. 

"Começamos a fazer as trufas, vimos que estava ficando bom, então pensei em colocar a placa e ir pra rua, porque o vestibular já é no segundo semestre e eu não teria dinheiro para pagar. Pedi ajuda para a minha irmã e colocamos a meta de vender no mínimo 20 trufas por dia, porque aí daria dinheiro até o final do mês para pagar", explica. 

Cada trufa é vendida no valor de R$ 3,00. Nas redes sociais, a jovem fez um vídeo esclarecendo o motivo de estar vendendo os doces. Assista!

Pontos moeda